BIOGRAFIA DE CARLOS SOARES DA SILVA (CARLINHOS CORDEL)

Poesia é algo lindo.

Vem da alma do poeta,

Quando a palavra é liberta

Do fundo do coração.

Transborda a emoção,

Numa grande aventura.

Poesia é arte pura,

Que a todos nós enfeitiça,

Na nossa mente aterrissa

Trazendo amor e paixão. (Carlinhos Cordel)

BIOGRAFIA DE CARLOS SOARES DA SILVA (CARLINHOS CORDEL)

CARLOS SOARES DA SILVA ou Carlinhos Cordel (nome artístico) nasceu em Cupira, Pernambuco em 19/01/1969. É filho do Senhor Irineu Soares da Silva (Irineu do Ouro) e da Senhora Josefa Silva de Lima (Dona Zefinha). É casado com a Senhora Maria Neide Torres Soares, com a qual tem um filho: Caio Eduardo Torres Soares. É professor licenciado e pós graduado em Letras do Estado de Pernambuco, lecionando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, desde o ano de 1993. Atualmente leciona na Escola de Referência em Ensino Médio Prof.ª Maria de Lourdes Temporal na cidade de Cupira-PE.

Desde cedo, mostrou interesse pela literatura popular por conta de seu avô materno JOSÉ DE LIMA, que era tocador de banda de pífano e dançarino de mazurca. A partir de 2005 começou a escrever Literatura de Cordel. Seu primeiro folheto foi “O Pernambuquês”, escrito e lançado em 2005. Já publicou mais de 140 folhetos de cordel, poesias e crônicas publicados e espalhados em vários sites da internet como: recantodasletras.com.br / texton.com.br / mundojovem.com.br nacaocultural.com.br / iteia.org.br / becodospoetas.com.br. etc. Em 2010, ganhou o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Edição Patativa do Assaré, patrocinado pelo Ministério da Cultura.

Atualmente é cordelista membro da ACLC (Academia Caruaruense de Literatura de Cordel), com a cadeira: LEANDRO GOMES DE BARROS, n.º 14, filiado desde dezembro de 2011. Títulos de alguns de seus cordéis: A nova ortografia em cordel, Cordel da acentuação, Cordel: Como fazer uma boa redação no ENEM, Cordel: O Pernambuquês, As coisas feias que o pobre faz, Os nomes do Diabo, Ariano Suassuna: Mestre da cultura nordestina, entre outros. Também é poeta e em 2010, teve dois de seus sonetos selecionados e publicados pela Editora Babecco de Olinda-PE no livro “100 Sonetos Pernambucanos”.

Cordéis:

- O Pernambuquês

- A Nova Ortografia em Cordel

- A Acentuação em Cordel

- As coisas feias que o pobre faz

- Os nome que o Diabo tem

- A Literatura em Cordel: O Romantismo

- Cuidado com o zap-zap

- Morreu Seu Lunga: O homem mais sincero do Brasil

- Os vários tipos de bêbados

- O professor está sempre errado

- Se cerveja fosse gente da família

- Se a ressaca fosse antes, ninguém queria beber

- Mulher Rica X Mulher Pobre, etc

Poesias:

- O prazer vem aflorar

- Toda mãe deve ser canonizada

- Leia!

- Soneto: Amor fogo esplendoroso

- Soneto: Presença Divina (Dedicado ao nascimento do meu Filho (Caio Eduardo)

- Você... (Dedicada à minha esposa Neide Torres)

- Mulher (Para o Dia Internacional da Mulher)

- Leitura: essência da sabedoria

- Coração Solitário

- Minha Amada

- Mãe

- Meu Filho etc.

Carlinhos Cordel
Enviado por Carlinhos Cordel em 28/03/2015
Reeditado em 28/03/2015
Código do texto: T5186523
Classificação de conteúdo: seguro