CLEIDE ALVES
Cleide%2BAlves.jpg
CLEIDE ALVES DA SILVA
(68 anos)
Cantora
* RJ (05/12/1946)
+ RJ (06/03/2015)
SAGITÁRIO
 
Apelidada de "A Estrelinha do Rock"Cleide Alves é uma das pioneiras da Jovem Guarda. Surgiu no início da década de 60, quando lançou, em 1960, o seu primeiro disco pela gravadora Copacabana, um 78 RPM, interpretando "Help, Help, Maybe" (Fernando CostaAlfredo Max e Chamarelli) e "Seguindo e Cantando" (Roberto Correia).
 
Em 1962 gravou "Chega" (Floyd Robinson e Demétrius) e "Meu Anjo da Guarda" (Rossini Pinto e Fernando Costa). Tornou a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos"Procurando um Broto".
 
Em 1964 lançou o LP "Twist, Hully Gully e Cleide Alves", pela RGE, acompanhada pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps, que tinha a música "Mamãe Acha Que é Normal", um de seus maiores sucessos.
 
Atuou ao longo dos anos 60 gravando vários compactos e obtendo algum sucesso no período da Jovem Guarda.
 
Em 1968 lançou um compacto simples com as músicas "Você Não Serve Para Ser Meu Namorado" e "Não Me Diga Adeus Agora"
 
Em 1970 lançou o LP "Canção de Nós Dois", com música-título de Vinícius de Moraes. Com o declínio da Jovem Guarda, afastou-se do meio artístico.
 
Nos anos 90 retornou às gravações no disco comemorativo aos 30 anos da Jovem Guarda interpretando "Estúpido cupido", sucesso gravado originalmente por Celly Campello.
 
Cleide%2BAlves%2B2.jpg
Morte
 
Cleide Alves faleceu no Rio de Janeiro, aos 68 anos, no dia 06/03/2015. Foi sepultada no dia 07/03/2015, no Cemitério do Catumbi.
 
Cleide%2BAlves%2B6.jpg
Discografia
 
  • 1970 - Canção de Nós Dois (RCA Victor)
    1968 - Você Não Serve Para Ser Meu Namorado / Não Me Diga AdeuS Agora (RCA, Compacto Simples)
    1964 - Twist, Hully Gully e Cleide Alves (RGE, LP)
    1963 - Habib Twist / Procurando Um Broto (Copacabana, 78)
    1961 - Chega / Meu Anjo da Guarda (Copacabana, 78)
    1960 - Help, Help, Maybe / Seguindo e Cantando (Copacabana, 78)