Luigi Galvani
Nacionalidade    Itália Italiano
Nascimento    9 de setembro de 1737
Local    Bolonha
Morte    4 de dezembro de 1798 (61 anos)
Local    Bolonha
9k=9k=
  Médico especialista em obstetrícia, anatomia e fisiologista italiano, nascido em Bologna, Estados Pontifícios, que entrou para a história da física como descobridor da eletricidade dinâmica e sua ação fisiológica. 
Graduado e doutorado em medicina pela Universidade de Bolonha, ali também, começou a lecionar (1762) e onde viveu toda a sua vida. Pesquisador em fisiologia e eletricidade animal, dez anos depois tornou-se presidente da Academia de Ciências de Bolonha (1772). 
Com seus célebres estudos sobre fisiologia animal, julgou observar tais efeitos nas contrações involuntárias que sofriam as pernas de uma rã, ao serem tocadas com metais carregados de eletricidade. Defendeu a existência de uma eletricidade artificial ou animal, além da eletricidade natural produzida por tempestades. Um fluido elétrico, que julgava originar-se no cérebro e ser transmitido pelos nervos, seria o hipotético causador dos espasmos observados na rã. 
Teorizou a natureza elétrica dos impulsos nervosos (1780), cujas conclusões publicou em De viribus electricitatis in motu musculari commentarius (1791), em que defendeu erroneamente a existência de uma eletricidade artificial ou animal, além da eletricidade natural produzida por tempestades. Suas idéias, bem acolhidas pelos cientistas italianos da época, só foram refutadas quando Alessandro Volta, descobriu que a eletricidade observada era devida a causas puramente inorgânicas. 
Morreu em Bologna, Republica Cisalpina, e embora seus experimentos não foram relevantes para a ciência, eles serviram para estimularem a pesquisa em eletricidade. Inclusive quando inventou a pilha batizou o fenômeno de galvanismo.
-------------------------------