Thomas Edward Lawrence, o Lawrence da Arábia
Nascimento    16 de Agosto de 1888
Tremadog, Reino Unido
Morte    19 de maio de 1935 (46 anos)
Dorset, Reino Unido
Z
Soldado, escritor e intelectual britânico nascido em Tremadoc, País de Gales, Reino Unido, uma figura lendária ainda em vida  capaz de proezas como criar novos países. Ainda jovem interessou-se pela arqueologia medieval e, através de uma bolsa de estudos, viajou pelo Oriente Médio, onde aprendeu árabe e explorou o norte do Sinai, fazendo observações de grande valor estratégico., Durante a primeira guerra mundial, tornou-se espião no Cairo (1914) e teve importante papel na derrota da Turquia, então aliada da Alemanha. 
A seu conselho o governo britânico encorajou os xeques árabes a se revoltarem contra o império otomano com ele próprio participando dessas lutas, de que resultaram a criação de várias nações árabes, que aspirou em vão a unificar. Foi condecorado depois da tomada de Aqaba (1917), mas recusou a Ordem do Banho das mãos do próprio rei Jorge V. Terminada a guerra, lutou pela independência da Arábia e começou a escrever seu livro mais famoso, The Seven Pillars of Wisdom (1926), sobre suas façanhas. 
Rejeitou um alto posto no Ministério das Colônias e alistou-se como soldado raso na força aérea, apesar de já ser uma celebridade. Tornou-se amigo do escritor irlandês George Bernard Shaw, a ponto de usar o pseudônimo T. E. Shaw, nome que assumiu legalmente (1927). Passou os anos seguintes em Dorset, onde serviu num regimento de tanques, e viajou à Índia, regressando ao Reino Unido (1929). Traduziu a Odisséia de Homero para o inglês (1932) e viveu seus últimos anos em bases aéreas britânicas do canal da Mancha e do Mar do Norte, até morrer num acidente de motocicleta, em Dorset.
------------------------------------------
2Q==images?q=tbn:ANd9GcTeMgiUD6_kDMWffbTW8HyuWgQcQb1Zaq-rh-s2bEFcpLyaTPfqDQimages?q=tbn:ANd9GcTeMgiUD6_kDMWffbTW8HyuWgQcQb1Zaq-rh-s2bEFcpLyaTPfqDQ