Autobiografia atualizada
 

Sou J Estanislau Filho, mineiro de São João do Oriente-MG, autor de nove livros de crônicas, contos, novelas e poesias. Um escritor marginal, auto-didata e leitor compulsivo. Assim que aprendi a ler, minhas primeiras leituras foram: foto-novelas, quadrinhos e livros faroestes. Por meio dos clubes de leituras tive contato com a poesia de Castro Alves, Cecília Meireles, Fagundes Varela, Raimundo Correa, Olavo Bilac, entre outros, na Escola Municipal Cel. Antonio Lopes em Jampruca-MG. Estão vivas em minha memória as professoras Dejanira, Dona Bertinha e Iracema. Aos 13 anos de idade, li Guerra e Paz de Tolstoi, em seguida quase toda obra de Shakespeare, José Alencar, Machado Assis e iniciei estudos filosóficos, com a leitura de alguns pré-socráticos. Em seguida li O Ateneu de Raul Pompéia; O Bom Crioulo de Adolfo Caminha; livros de psicologia, resenhas literárias. Em Engenheiro Caldas, em 1968 completei o ensino fundamental, para, em seguida, em regime de internato completar o antigo ginasial, no Ginásio Agrícola de Colatina-ES. Com a chegada do homem à lua, minha redação sobre o tema, foi elogiada e lida pelo meu professor de Língua Portuguesa. Neste período rabiscara meus primeiros versos em um diário. Terminado o curso ginasial, impossibilitado de seguir os estudos, mudei-me para a capital mineira, em busca de trabalho. Continuava lendo de tudo: de literatura a filosofia, passando por psicologia. Ernest Hemingway, Jean-Paul Sartre, R. D. Line, Mayacovisky, Bertold Brecht, Lygia Fagundes Telles, Karl Marx, Dostoiévisky, Kafka, José J Veiga, Murilo Rubião, Virginia Wolf, Verlaine, Fernando Arrabal, Jean Genet; Willian Faulkner; Gabriel Garcia Marquez; Dalton Trevisan, Fausto Wolf, João Antonio... Por meio dos cine-clubes, em especial o Cine Clube da Face, conheci e lia O Pasquim, Opinião, Movimento, enfim a chamada imprensa alternativa ou, nanica. Até que, em 1984, lancei meu primeiro livro de poemas, semi-artesanal, Nas Águas do Arrudas em que se percebe o choque cultural, entre o urbano e rural. Também em 1984, participei da antologia: Poetas Gerais das Minas, com prefácio de Dom Pedro Casaldáliga e um estudo de Frei Beto sobre os quatro séculos da poesia mineira. Em 1987 e 1991 lancei: Três Estações e O Comedor de Livros. Em 2006 publiquei - Edição do Autor - meu primeiro livro de crônicas: Crônicas do Cotidiano Popular. Em 2009 um duplo lançamento: Filhos da Terra (contos, crônicas, uma novela, alguns textos com fecho poético) e Todos os Dias são Úteis - poesias. Em 2011 sai o Palavras de Amor (Biblioteca 24 horas); em 2012 Crônica do Amor Virtual e Outros Encontros (Editora Protexto). Em novembro de 2015 lançei A Moça do Violoncelo-Estrelas, dois livros em um. No prelo o romance A Construção da Estrada de Ferro, iniciado em 1979 e concluído em 2014; As Aventuras de Raul (Infanto-Juvenil); Outras Espécies (contos). Não tenho uma escola literária, no sentido acadêmico. Aprendi, com Górky, na universidade da vida. Peguei gosto pela crônica, lendo Rubem Braga.

 


 

J Estanislau Filho
Enviado por J Estanislau Filho em 26/02/2015
Reeditado em 11/02/2024
Código do texto: T5150748
Classificação de conteúdo: seguro