BIOGRAFIA MIGUEL LIMA DIAS

MIGUEL LIMA DIAS

*02/07/1945

Miguel Lima Dias nasceu no dia 02 de julho de 1945, na fazenda Gameleira, às margens do Rio São João, pertencente ao povoado de Correias, distrito de Itaquaraí, município de Brumado. Filho de Tibúrcio Dias da Mata e Helita Lima Dias. É casado com a professora Célia Maria Teles Dias e pai de dois filhos: Roberta Teles Dias e Márdel Antônio Teles Dias. Por enquanto, tem duas netas: Yasmin e Marina, que completam a felicidade do casal.

Estudou na Escola Getúlio Vargas, de 1955 a 1958. De 1959 a 1964, estudou no Seminário Menor São José, na cidade de Caetité/BA, onde concluiu o primário, prestou exames de admissão ao ginásio, cursou o ginásio e fez um ano do curso clássico. De 1965 a 1966, fez o curso Pedagógico na Escola Normal Dr. Pompílio Leite, anexo do Ginásio General Nélson de Melo (GGNM), em Brumado, diplomando-se em magistério no ano de 1966. Nesse período, foi presidente e diretor de Esportes do Grêmio Estudantil Major Waldir Magalhães Pires.

Miguel é uma pessoa muito dinâmica, trabalhador incansável, de espírito desportista, filantropo, religioso, voltado para a educação e o social, além de político nato. De alto astral, na roda de amigos (que são muitos), tem o dom de não deixar ninguém triste. É um esposo, um pai e um avô companheiro, dedicado e amoroso. Sempre levou uma vida muito intensa.

Foi funcionário da empresa Magnesita S/A e do Banco Econômico da Bahia e Gerente das empresas Cimento Montes Claros, TRANSAS e H. Marques. Foi Chefe de Gabinete e Secretário de Obras do município na administração do Prefeito Juracy Pires Gomes e atuou, por 13 anos, como Diretor Administrativo da 19ª DIRES. É membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Chefe de Gabinete e Secretário de Infraestrutura do Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos.

Na área de esportes, destacou-se como excelente futebolista, atuando nos clubes: Magnesita Esporte Clube, Associação Esportiva Portuguesa, Real Atlético de Futebol, Comerciário Esporte Clube (Vitória da Conquista), sendo convocado, diversas vezes, para a Seleção Brumadense de Futebol. Também foi tetracampeão de futebol de salão, jogando pelo time de Futsal do Banco Econômico S/A.

Sempre esteve envolvido em ações beneficentes. Como exemplo, participou da coordenação e realização de três Duetos no espaço de eventos Olímpia, para arrecadar alimentos não perecíveis para o NATAL SEM FOME. Nessa ocorrência, o Rotary Club de Brumado homenageou-o pelo esforço e pela determinação nas ações profícuas em favor do movimento, quando Alípio e Mariene eram presidentes do Rotary Club e da Casa da Amizade.

É também conhecido como “Miguel Padre”, por ter estudado no seminário e aqui desfilava com a vestimenta apropriada (batina preta) que lhe motivou o apelido. Apesar de não concluir o objetivo da carreira eclesiástica, não se afastou das convicções religiosas e da fé cristã. Participa frequentemente de movimentos católicos realizados pela igreja matriz de Brumado. Foi membro da comissão da reforma da Igreja Matriz do Bom Jesus. Foi Venerável da Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana, da qual foi Secretário e Orador por diversos mandatos.

Na área da Educação, desempenhou papel importante. Foi Vice-diretor do Colégio Getúlio Vargas (GV) e professor do Colégio Estadual de Brumado (CEB), onde lecionou as matérias: Latim, Educação Física e Educação Moral e Cívica. Além disso, é membro fundador da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB).

De vida social intensa, foi representante do FUNRURAL. Em 1996, foi um dos fundadores e presidente do bloco carnavalesco EXPLOSÃO, foi Vice-presidente da Associação de Criadores de Brumado. É membro fundador do Clube Social Cultural e Recreativo de Brumado (CSCRB), do qual foi presidente por dois mandatos. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo do CSCRB. É um dos fundadores do Grupo da Terceira Idade “Viva a vida, viva bem”. Foi Secretário do Conselho da Cidadania de Brumado (CCB). Foi membro do Conselho de Defesa Civil e presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense Limitada (COOPMAB) por dois mandatos. Foi introdutor e realizador, juntamente com companheiros, da diretoria da primeira Exposição Agropecuária de Brumado. No governo do Prefeito Eduardo Vasconcelos, foi presidente da comissão de realização de dois carnavais.

Seu engajamento político data de 1969. Foi indicado pelo líder Dr. Juracy Pires Gomes, com a aquiescência do grupo, para candidatar-se ao cargo de prefeito, num mandato tampão, referente ao ajuste político da época. Foi eleito prefeito aos 25 anos, para o período de 1971 a 1973 e é considerado o prefeito mais jovem do Brasil. Desenvolveu importante gestão à frente do Município, deixando obras e projetos executados de suma importância para a comunidade. O seu interesse pela política é uma tradição familiar – seu avô, Miguel Salu Dias, foi vereador por várias legislaturas nas décadas de 1940/50 e 60 e, à época de seu falecimento, em 1962, exercia o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, sendo homenageado postumamente com a denominação de um logradouro com seu nome –. Irmãos, tios e primos são militantes partidários e/ou políticos. Atualmente é vereador eleito pelo DEM com 1.160 votos, para o período de 01/01/2009 a 31/12/2012 e assumiu a primeira Secretaria nos dois mandatos do presidente da Câmara de Vereadores, Aguiberto Lima Dias.

“O vereador Miguel tem como principal foco a ser alcançado a diminuição das desigualdades sociais. Utiliza o respeito para com os concidadãos como pedra fundamental da consolidação da democracia, processo que se desenvolverá com vistas a acolher anseios voltados às classes mais carentes, respeitando-os e sendo respeitado.” (site da Câmara de Vereadores de Brumado).

Ao site Achei Brumado, após eleito vereador, Miguel declarou: “Procurarei focar as minhas ações nas questões voltadas para o bem-estar da população em geral, priorizando a educação, segurança, infraestrutura, enfim, direcionando atividades que beneficiem a população”. Com relação aos eventos socioculturais, declarou: “É uma área com a qual me identifico, não menos importante que as outras. Entendo que a população precisa de entretenimento de boa qualidade, boa informação, boa música, boa leitura, enfim, de eventos culturais que contribuam para o engrandecimento do município”.

Dentre os inúmeros projetos que o vereador Miguel pretendia ingressar na Câmara de Vereadores, destacam-se: revitalização da cultura com a construção de um anfiteatro no antigo Mercado Municipal (atual Mercado de Artes); incentivo ao esporte; apoio à agricultura, primando pela fixação do homem ao campo. Infelizmente as suas intenções não se concretizaram por falta de apreciação do Executivo.

Conforme suas declarações, a política que ora vivencia tem-no decepcionado. Para o próximo mandato, vai abdicar-se da sua participação em favor de seu irmão Gilberto Lima Dias, também político, o qual tem a têmpera da resistência aos espinhos da politicagem. Foi enfático: “para servir a minha gente, não me rendo, muito menos me acomodo, estou sempre tentando contribuir, no que posso, em favor da comunidade”. Miguel é o que Aristóteles chamou de “Animal político”, contribuirá com seu trabalho, não como agente direto de função pública – Executivo ou Legislativo –, mas com a sua participação social de servir como voluntário, quando convocado.

Nem sempre os bons são cultivados ou valorizados por trabalhos positivos, produzidos com pureza de alma e espírito magnânimo, desinteressados de proveito próprio, para beneficiar à coletividade. “É vivendo e aprendendo”, pois a vida nos ensina e nos dá lições de como enfrentar os desafios.

Pela participação do Sr. Miguel Lima Dias em tantos atos de cidadania, ação social e atuação em diversos eventos que contribuíram e contribuem para o progresso da nossa cidade, a sua presença é relevante para o êxito das ações desenvolvidas em prol do município. Trata-se, pois, de cidadão de caráter cívico, social e cultural, sendo referência em todos os movimentos dessa natureza. Portanto, “Miguel Padre”, ou o Professor Miguel, como também é conhecido, é merecedor desta homenagem que visa a resgatar suas atitudes de cidadania com serviços espontâneos prestados à sua comunidade. Que Deus o abençoe no cumprimento da missão que lhe foi reservada por Ele! Para tanto, conta com o apoio e a solidariedade da esposa dedicada e de toda a sua família.

REFERÊNCIAS:

Professor Frederico Xavier Rego, em homenagem ao Professor Miguel Lima Dias no Rotary Club, em 05/12/2002;

Professora Célia Maria Teles Dias;

Site da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado;

Site: Achei Brumado.

Revisora Nifra Dias.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 18/03/2012.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 11/10/2014
Código do texto: T4995778
Classificação de conteúdo: seguro