BIOGRAFIA MARLITO ALVES LACERDA
MARLITO ALVES LACERDA
*27-06-1953
Marlito Alves Lacerda nasceu em Jordânia-MG, no dia 27 de junho de 1953. É filho de João Alves Lacerda e Iraci Gobira Alves Lacerda. O casal Lacerda teve os seguintes descendentes: Marlene, Maron, Maroldo (falecido), Marilda, Marlúcio, Marlouve e Marlito Alves Lacerda, com quem o clã se compõe de sete filhos.
Viveu a sua infância e adolescência nas fazendas Brejão, Três Barras, Alagadiço, entre outras, de propriedade de seus pais, avós e tios, todos eles de origem rurícola. “Meus pais eram trabalhadores incansáveis, a lida era a força do seu viver. Isso muito me marcou, e sigo os seus dignos exemplos”, comenta Marlito.
Era uma criança ladina, peralta, irrequieta e curiosa, sempre procurando aprender e desvendar o desconhecido. Deu muito trabalho aos seus pais, em especial a sua mãe, que teve muita paciência e tolerância com ele e sempre o orientava: “Procure andar com pessoas de bons costumes, pessoas de bem, pois, do contrário, o mal o arrebatará. Evite a companhia de pessoas de má conduta”.
Estudou o curso primário em Divisópolis, antigo distrito de Almenara-MG e atualmente emancipado com o mesmo nome, onde residem diversos parentes. O ginasial foi feito em Vitória da Conquista-BA, no Ginásio Conquista, popularmente conhecido por “Ginásio do Padre”, por ter sido fundado pelo Padre José Luiz Soares Palmeira (Padre Palmeira).
Por já ter concluído o científico na escola Centro Integrado Navarro de Brito em Vitória da Conquista, em Brumado, entrou para o curso de Técnico em Contabilidade no segundo ano, em 1974, formando-se em 1975.
Em Brumado desde 1973, veio para assumir o escritório Fernando Nascimento Contabilidade Ltda., como sócio minoritário e, depois de 20 anos, adquiriu as cotas dos demais sócios, passando a empresa a chamar-se Marlito Lacerda Contabilidade.
Além de atuar no ramo contábil, foi presidente e secretário do Conselho Deliberativo do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado, em cujo Conselho Diretor exerceu outros cargos. Foi presidente da União Recreativa de Brumadense, onde assumiu, também, outras funções. Foi presidente, secretário, tesoureiro e Diretor de Avenida no Rotary Club de Brumado.
Durante 11 anos, foi Secretário de Administração e finanças da prefeitura de Brumado e, nessa condição, participou ativamente da administração financeira da construção das Praças: Cel. Zeca Leite, Armindo Azevedo e São Cristóvão; da urbanização da Avenida João Paulo I e das Praças: Hélio Cotrim Leite, do Bairro Dr. Juracy e do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro; participou especialmente da construção do prédio da Câmara de Vereadores, para cuja consecução dedicou todo esforço, desde o projeto até a sua conclusão que se deu em 31-12-2004. Tudo isso foi feito com o consentimento do prefeito Edmundo Pereira Santos que deu-lhe as condições necessárias. Por outro lado, contou com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Léo). Em homenagem ao seu trabalho em favor da construção do prédio da Câmara, foi agraciado, tendo o anexo onde funcionam os gabinetes dos vereadores recebido o nome de Marlito Alves Lacerda. (Nome destituído pelo Ministério público por não aceitar nomeação de pessoas vivas, em obediência à Lei).
Ao longo do seu tempo de profissão, até o momento 43 anos de serviços contábeis, fez diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização relacionados ao seu trabalho nas áreas de Tributos Federal, Estadual, Municipal e Previdenciário, entre outros do seu interesse. “Sempre tive a consciência de que o trabalho dignifica o homem e é nesse diapasão que pauto a minha vida”, disse Marlito.
Político, participou do MDB/PMDB como membro ativo do diretório, estando presente a todas as reuniões e apresentando sugestões. Chegou mesmo a aspirar a ser candidato a prefeito, o que circunstancialmente não aconteceu.
No campo esportivo, foi presidente do clube Bahia, time de futebol que tinha como técnico o conhecido Zitinho, e do Brumado Futsal que conquistou o título de Campeão Baiano de Futsal por diversas vezes. Disse que também deu a sua colaboração ao time como jogador.
No campo social caritativo, é colaborador assíduo da APAE, da Casa Luíza de Marillac e de outras entidades beneficentes.
Uma das homenagens, que considera a maior de todas e o honra sobremaneira, é o título de Cidadão Brumadense, outorgado pela bancada do PMDB, PSDB, PCdoB, conforme Projeto nº 05/03 da Câmara de Vereadores, o qual recebeu com bastante orgulho. Foi homenageado pelo Rotary Club de Brumado como profissional do ano, assim como outros participantes.
Dentre as muitas loucuras perpetradas, destacou viajar para assistir a jogos de futebol em cidades distantes e regressar no mesmo dia, arriscando a vida dirigindo, fruto da paixão pelo futebol. Ressaltou ainda que tem como lazer assistir a partidas de futebol, tanto ao vivo como pela TV, ouvir música e assistir a DVD de músicas sertanejas de raiz.
“Muitos fatos foram relevantes para a nossa pessoa, como por exemplo, o nascimento dos meus filhos, assistir a uma Copa do Mundo em 2006 na Alemanha, conhecer Madrid, adquirir uma empresa onde trabalhei como sócio por 20 anos, adquirir a fazenda Três Barras no município de Divisópolis-MG, que pertenceu a meu tio Sebastião Alves Gobira, com quem mantinha ótimas relações, falecido em 2002”, relatou Marlito.
“Tenho muitos amigos, faço-os observando os seus procedimentos e condutas. Procuro relacionar-me com pessoas sérias, honestas, trabalhadoras, empreendedoras que nos passam seus conhecimentos, dentre eles cito alguns: Ivan Meira de Castro Gomes, pela sua retidão, João Wanderlei Silva, pela sua organização e capacidade de estar sempre bem-humorado, mesmo quando perde o “baba”, Vanderlito Alves Souza, pela força do seu trabalho e a facilidade de aprender, meu primo Nivaldo Gobira, pela forma como ele encara a vida, quer na alegria, quer na tristeza, de forma honesta, tratando com lhaneza as pessoas a sua volta, Hamilton Nogueira, pela sua inteligência e o dom natural de apresentar soluções para os problemas, dentre outros”, confidenciou.
Marlito é uma pessoa organizada, e uma de suas manias é deixar as coisas sempre no mesmo lugar, seja no escritório ou em sua residência. Segundo suas informações, é Católico Apostólico Romano, contudo não é assíduo aos atos litúrgicos da Igreja.
É casado prejudicado e constituiu nova família. São seus filhos, do primeiro relacionamento: Luíza Cristina, Luiz Marcelo e Marcela Luíza. Com a família, os demais parentes, amigos, correligionários e colaboradores ele tem um relacionamento harmonioso, sobretudo com tratamento mútuo, respeitoso e correto, de forma educada.
Antonio Novais Torres
antorres@terra.com.br
Brumado, em 01-11-2013.