Jane%2BBatista%2B(Capa).jpg
JANE BATISTA
(87 anos)
Atriz, Apresentadora, Jornalista e Escritora
* São Paulo, SP (21/07/1927)
+ São Paulo, SP (04/09/2014)
CANCER
 
Túlia Quilici, mais conhecida como Jane Batista foi uma atriz brasileira nascida em 21/07/1927, na capital paulista.
 
Aos 16 anos, foi secretária do ministro Cândido Motta Filho, do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), tendo sido essa sua primeira profissão.
 
Começou na área artística como radioatriz, e nessa função esteve nas emissorasCruzeiro do SulRádio  América e  Rádio  São Paulo. Anos depois passou para a televisão.
 
Jane Batista já se apresentou pronta na televisão de São Paulo, na TV Paulista,  em 1951.  Essa foi a segunda emissora a ser inaugurada em São Paulo, e que mais tarde se transformou na TV Globo, e depois em Rede Globo de Televisão. A moça loira e bonita foi a primeira garota propaganda da TV Paulista.  Foi também o primeiro rosto a aparecer na tela da emissora. Além de charmosa, Jane Batistatambém foi sempre muito inteligente.
 
Além de atriz, formou-se em jornalismo, e passou à apresentadora dos mais variados programas. Transferiu-se então para a TV Tupi de São Paulo, onde permaneceu por várias décadas.
 
Jane Batista, por seu desembaraço, foi indicada para participar das inaugurações de várias Emissoras AssociadasTV CuritibaTV Brasília TV Ribeirão Preto. Houve uma época em que ela, além de fazer televisão, passou a organizar eventos e a apresentar desfiles de modas, tornando-se assim uma especialista no assunto.
 
Dedicou-se, por fim, ao jornalismo e à literatura. Fez muitas reportagens e entrevistas, tanto na área artística, quanto na política, escrevendo em jornais de alta circulação. Escreveu para o Grupo 1 de Jornais e na Gazeta de Pinheiros. Além disso foi assessora de imprensa junto a políticos e empresários. Foi também membro efetivo da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), onde era vice-presidente. Teve participações em antologias publicadas pela AJEB. Essas antologias foram publicadas pela entidade, com destaque na Bienal de São Paulo.
 
Trabalhou também em teatro, com o ator Armando Bógus, na peça "O Ovo"
 
Jane%2BBatista%2Be%2BPaulo%2BGoulart%2B(Novela%2BHelena%2C%2B1952).jpg
Jane Batista e Paulo Goulart (Helena, 1952)
Carreira
 
  • 1952 - Casa De Pensão
    1952 - Helena
    1954 - Chamas No Cafezal
    1955 - Carnaval Em Lá Maior ... Loura
    1956 - A Pensão de D. Estela
    1962 - O Vigilante Rodoviário
    1970 - Marcado Para o Perigo