BIOGRAFIA JOSÉ RIZERIO DE CARVALHO

BIOGRAFIA DE JOSÉ RIZERIO DE CARVALHO

(JUCA)

*29/10/1907†24/08/1983

José Rizerio de Carvalho (Juca) nasceu em Olhos d’água, vila de Itaquaraí no município de Brumado no dia 29 de outubro de 1907, filho de Ana Bela Rizerio de Carvalho e do “coronel” Deolino Alves de Carvalho, ambos nascidos na vila de Itaqaraí/Brumado.

Filhos do casal Deolino Alves de Carvalho e Ana Bela Rizério de Carvalho: José (Juca), Adelaide, Maria Celeste, Georgina, Letícia, Placídia, Idalina, Wenceslau, Plínio, Vilobaldo, Deocleciano e Rogaciano Rizério de Carvalho.

Em 1908 os pais de Juca mudam-se para Salvador com o fito de proporcionar aos filhos um estudo de qualidade. Em Salvador Juca estudou no Colégio Salesiano do Salvador e não concluiu o ginasial. Jogou futebol de campo como profissional no Botafogo da Bahia e no Esporte Atlético Bahia.

Juca e o irmão Wenceslau regressaram para Itaquaraí em 1928 para tomar conta dos negócios de seus pais (Fazenda Gameleira e depósito na vila de Itaquaraí). Juca permanece em Itaquaraí até 1950 e muda-se para Brumado em 1951 a fim de ampliar o seu negócio e obter maiores recursos na cidade e colocar os filhos para estudar. Estabeleceu-se com o ramo de compra de algodão, mamona e peles com depósito vizinho à atual casa residencial do padre/monsenhor Antônio da Silveira Fagundes.

Casou-se com Ethelinda Silveira Carvalho, Dona Té, Filha de Sebastião Urbano da Silveira e Maria de Carvalho Silveira na vila de Itaquaraí em 2 de outubro de 1940 e após o casamento passa a assinar Ethelinda Silveira Rizerio de Carvalho. Ethelinda tinha pendor para tocar violão, bandolim e cavaquinho, atividade que fazia por prazer.

A nubente Ethelinda Silveira Carvalho nasceu em Itaquaraí em 14 de agosto de 1921 e faleceu em 08/01/1998 com 76 anos de idade e o óbito foi atestado pelo médico Ivan Meira de Castro Gomes. O sepultamento foi realizado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Desse casamento o casal gerou dois filhos: Roberto e Reinaldo, nascidos na vila de Itaquaraí respectivamente em 1941 e 1942. Estudaram em Caetité, deixaram os estudos e foram ser caminhoneiros.

O casal Juca/Dona Té, tomou para criar, ainda recém-nascida, Ângela Maria Silveira Leite, nascida em Itaquaraí no dia 29/01/1956, filha de Ana Idália Silveira Leite, (oficial do Registro Civil em Itaquaraí) e irmã de Dona Ethelinda. Em 1956 foi Batizada por Juca e Dona Té e, criada com os mimos de filha biológica. Ângela é filha de Djalma da Silva Leite (motorista) e Ana Idália Silveira Leite (cartorária). Com o casamento acrescentou na assinatura o nome Rocha do marido. Formou-se em Técnica Contábil e posteriormente em Magistério no Colégio Estadual de Brumado (CEB).

Seu Juca exerceu atividades comerciais como compra de peles, algodão, pó de palha, mamona e outros produtos inerentes ao seu ramo de comércio, com depósito em Itaquaraí onde centralizava suas atividades.

A produção própria e o algodão que comprava beneficiava na usina do Irmão Wenceslau (vereador por Itaquaraí) e vendia para as firmas Agenor Gordilho, Cia Valença Industrial, Indústria Gavião (Anagé) entre outras. Foi representante da empresa SAMBRA do Nordeste, Rovel Couros e Peles, Viana Braga S.A.

Homem de personalidade firme. Correto, justo, cumpria os acordos comercias com absoluta integridade, foi um excelente pai de família, honrado e dignificado pela sociedade brumadense. Ajudou a Fundação Hospitalar de Brumado, fornecendo pedreiro e material para execução da obra.

Politicamente, acompanhava Armindo dos Santos Azevedo (prefeito por três legislaturas) e apoiava o irmão Wenceslau Rizerio de Carvalho para vereador representando Itaquaraí. Foi um dos responsáveis pela indicação do Dr. Juracy Pires Gomes para o cargo de prefeito.

Aficionado pelo futebol, ele que foi um profissional do esporte em clubes da Bahia. Compartilhou com os companheiros Oflávio da Silveira Torres (Flavinho), Geonísio Viana Silva, Olavo da Silva Leite e outros e fundaram a Associação Atlética Portuguesa, sendo ele o primeiro presidente e reeleito no segundo mandato. Acrescente-se que Juca foi Primeiro presidente da Liga de Futebol Brumadense.

Foi homenageado nominando a quadra poliesportiva de Itaquaraí no governo de Edmundo Pereira Santos e diretor de Esportes Hosanah Cotrim Rizério e também nomina uma rua da cidade, no bairro Olhos D’água.

O Estádio dos Prazeres hoje com o nome modificado para Estádio Gilberto Cardoso “Gilbertão”, fez justiça a um dos melhores atletas dessa modalidade de esporte em Brumado e, certamente, contaria com o apoio de Juca Rizério.

José Rizerio de Carvalho (Juca) faleceu no dia 24 de agosto de 1983, com 75 anos de idade e encontra-se sepultado no cemitério municipal Senhor do Bonfim. Foi declarante do óbito Ângela Maria Silveira Leite e atestado pelo médico Dante Coelho Guedes.

Por justiça, a herança foi dividida entre os três filhos: Roberto, Reinaldo (biológicos) e Ângela Maria Silveira Leite (filha de criação).

Com informações da família.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado em 21 de agosto de 2012.

Revisado.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 06/10/2014
Código do texto: T4989290
Classificação de conteúdo: seguro