BIOGRAFIA DE JOSÉ DOS SANTOS SOBRINHO
BIOGRAFIA DE JOSÉ DOS SANTOS SOBRINHO
*07/07/1916
†31/03/2001
José dos Santos Sobrinho nasceu em 07/07/1916, em Itaquaraí, distrito de Brumado, filho de Olegário Alves dos Santos e de Dona Emília Maria dos Santos. Casou-se em 27/09/1937 com Noêmia Pinto da Silva, nascida em 18 de março de 1920 em Curralinho/Dom Basílio, filha de Hildebrando Pinto da Silva e de Dona Ana Sbelina de Jesus. A nubente após o casamento passou a assinar Noêmia Pinto da Silva Santos.
O casal teve os seguintes filhos: Zuleica, Zenaide, Zuleide, Irene, José, Ivano, Dilma (falecida aos cinco anos acometida de meningite), Maria das Dores, Gilca, Selma Jussara e Nivalda filha não biológica.
Na adolescência foi balconista da loja de tecidos, sapatos, bolsas e vestuários na praça central de Itaquaraí, pertencente a seu pai e exercia a gerência e era o comprador oficial da mesma por deliberação de seu pai.
José dos Santos Sobrinho, depois de casado montou uma farmácia e passou a ser conhecido como “Seu Zé da Farmácia”. Tinha apenas o curso primário, mas cultivou através da experiência e incentivos a sabedoria da vida e desenvolveu um trabalho comercial que o consagrou na profissão com bastante êxito.
Em Itaquaraí exerceu a profissão de dentista prático por muitos anos. Visitava outros lugres através de animais como meio de locomoção para prestação do seu mister e complementação da renda. Em suas viagens como profissional dentário o comércio ficava a cargo dos familiares.
O sogro Hildebrando Pinto Silva, que era cirurgião dentista e médico formado, o incentivou a criar uma farmácia o qual lhe forneceu livros de manipulação com fórmulas determinadas para as doenças indicadas e aparelhos pertinentes para a manipulação. Todos confeccionados em porcelana. Naquela época já existiam alguns medicamentos pré-fabricados, porém a maioria era medicação manipulada.
Como farmacêutico e dentista prático fez diversos procedimentos: Exercia como prático, a função de enfermeiro e de médico, fazia curativos, encanava braços e pernas e outros processos pertinentes além de receitar e indicar as porções para o alívio do doente.
Em 12 de outubro de 1959 recebeu do Departamento de Saúde, órgão da Secretaria de Saúde Pública e Assistência Social o certificado de habilitação, após submeter-se a provas de habilitação, o certificado de Oficial de Farmácia para o exercício da profissão no Estado da Bahia.
Em abril de 1970 estabelece-se como comerciante em Itaquaraí, distrito de Brumado, com o ramo de produtos químicos e farmacêuticos com a firma individual José dos Santos Sobrinho.
Em 15 de setembro de 1973 registra a firma individual em novo endereço na Praça da Bandeira nº 6, por transferência de Itaquaraí para Brumado. Conservando o mesmo número do registro inicial de Janeiro de 1970, da Junta Comercial e a mesma razão social, igualmente o ramo de atividade − produtos químicos, farmacêuticos e perfumarias.
Em 28 de setembro de 1974 muda a razão social para J. Sobrinho & Cia Ltda., e acrescenta os sócios: Ivano Silva Santos e Zuleide Silva Santos (filhos) com o ramo de produtos farmacêuticos em geral e registrada na Junta Comercial do Estado em 15 de abril de 1975.
Em 08-03-2001 faz alteração contratual da firma J. Sobrinho e Cia Ltda., passando a ser Ivano Silva Santos & Cia Ltda., com sede na Praça Capitão Francisco de Souza Meira nº 258 em Brumado-BA com o nome fantasia Farmácia São José.
A vinda para Brumado teve como motivo proporcionar estudos de melhor qualidade aos filhos e melhores condições de vida à família e também a expansão do comércio, uma visão futurista antevista por quem delineava em Brumado um futuro promissor. Aqui abandona a profissão de dentista prático e passa a exercer exclusivamente a função de oficial de farmácia.
José dos Santos Sobrinho era um homem muito caridoso, honesto, cumpridor dos deveres comerciais, sociais e familiares, com dedicação exemplar à família.
No campo político foi candidato a vereador (ARENA) por Itaquaraí no governo de Armindo dos Santos Azevedo, ficando na suplência.
A Câmara municipal aprovou e o prefeito sancionou a Lei nº. 1.504 de 13 de novembro de 2007, denominando no loteamento Pereira Santos um logradouro como Rua José dos Santos Sobrinho.
Conta-se que Zé Santos era noivo e, em passeio à localidade de Curralinho, em uma festa de São João, muito tradicional no lugar, festejada com alegrias, farta alimentação, músicas, danças e bebidas etc. Esse é o lado profano da celebração e o culto religioso com missas e pregações pelos padres em cerimônias e homenagens ao Santo encarnado por São João Batista.
Foi na Igreja que seu Zé Santos viu Noêmia, uma paixão arrebatadora à primeira vista, súbita atração e disse para si: hei de me casar com essa moça. De longe lançava olhares que denotavam o interesse pela senhorita, que desconfiada, relatou para as amigas o olhar insistente do rapaz. A atração passou a ser de interesse dos dois, transformando-se em namoro, ainda que se flertassem de longe.
Dias depois de terminar o noivado, Zé Santos mandou uma carta para Noêmia propondo casamento em seis meses e solicitava resposta pelo estafeta portador da missiva. A moça mostrou aos pais a missiva e pediu a opinião desses, o pai que conhecia o rapaz, foi taxativo: a decisão é sua.
O casamento foi aceito e casaram-se no prazo determinado pelo noivo e viveram felizes com os filhos que tiveram. O destino se encarregou dessa missão.
José dos Santos Sobrinho faleceu em 31-03-2001, com 84 anos de idade, foi declarante do óbito Selma Jussara Silva Santos e o sepultamento foi realizado no cemitério municipal Jardim Santa Inês.
Noêmia Pinto da Silva Santos faleceu em 27-07-2008, com 88 anos de idade, sendo declarante do óbito Gilca Santos de Castro Gomes e o sepultamento foi realizado no cemitério municipal Jardim Santa Inês.
Antonio Novais Torres
antorres@terra.com.br
Brumado, em 10/10/2012.