RESUMO BIOGRÁFICO DO VEREADOR JOAQUIM FERREIRA

RESUMO BIOGRÁFICO DO VEREADOR JOAQUIM FERREIRA

Joaquim Ferreira nasceu em Buritis (MG), no dia 8 de março de 1925, vindo ali, a falecer em 22 de novembro de 2012, sendo sepultado no cemitério local.

Filho de José Evangelista de Queiroz e de Mathilde Celestina Pereira. Aos 20 anos, cheio de sonhos, casou-se com Rotília Fonseca da Silva, em 13 de junho de 1945. Viveram dourados anos de felicidade. Não tiveram filhos. Adotaram Zeferina Luiz de Oliveira e Geraldo Joaquim Ramos.

Com o falecimento de Rotília, casou-se pela segunda vez, com a também viúva, Siomar Ferreira Lima em 31 de dezembro de 1983, com quem não teve filhos e, de quem veio a se divorciar em 12 de junho de 1993.

Desde cedo, exerceu com rara habilidade várias atividades, dentre elas, a agricultura, o comércio, a carpintaria e a marcenaria.

Homem de caráter e disposto à luta, não mediu esforços para dar sua importante contribuição na construção de Brasília, a obra do século XX, idealizada e consolidada pelo ex-presidente – Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Mais tarde, de volta à terra natal, ingressou na política, elegendo-se vereador em 30 de julho de 1963, pelo PSD, na primeira eleição de Buritis, tendo como prefeito, João Honorato Primo e, como vice-prefeito, José de Oliveira Rocha (Zé Dentista).

A posse se deu no dia 30 de agosto do mesmo ano. Estava instalada a primeira legislatura, cujo mandato durou até 31 de janeiro de 1967.

Reelegeu-se vereador pela ARENA em 15 de novembro de 1966, tomando posse no dia 2 de fevereiro de 1967, juntamente com o prefeito, Délio Prado Lopes, que teve como vice-prefeito, Baltazar Fonseca Melo. Nesta legislatura, seu mandato encerrou em 31 de janeiro de 1971.

Na sexta eleição do município, que teve como prefeito, Adair Francisco de Oliveira e como vice-prefeito, Antonio Pedro André Silva, ficou como primeiro suplente de vereador, assumindo interinamente o mandato no período de 29 de agosto de 1983 até 4 de dezembro de 1983, na vaga do vereador Arnaldo Pereira Neri, que havia se licenciado.

Destacou-se como um vereador sério e atuante, comprometido com os interesses do município e do povo. Compareceu a 67 reuniões, discutiu e votou 128 projetos, 8 resoluções, 2 requerimentos, 4 indicações e 2 decretos legislativos, tendo sido o autor de alguns dos 128 projetos citados. Participou dentre outras ações de vulto, das votações para eleições da mesa diretora da Câmara Municipal. Deixou uma legião de amigos e um legado de honra, que enobrecem toda a sua trajetória de vida, tendo como marca principal, o bonito gesto de acolher em sua casa, os sobrinhos e sobrinhas que vieram das fazendas estudar na escola da renomada professora Philomena Campos, carinhosamente chamada de Dona Fulô.

Nota: dados fornecidos pela Câmara Municipal de Buritis e por Geraldo Joaquim Ramos, filho adotivo do biografado.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 22/09/2014
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T4972368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.