BIOGRAFIA DR. NELSON DA SILVA LULA

NELSON DA SILVA LULA – MÉDICO

“Sob a pele de um médico, digno desse nome, está sempre um filósofo” (Pacheco Silva, em 1962).

Data de nascimento: 22/10/1901.

Localidade de nascimento: Macaúbas.

Religião: Espírita.

Filiação: filho de Antônio da Silva Lula (fogueteiro) e D. Maria da Glória de Oliveira Lula.

Irmãos: Eros, Otoniel, Eurico, Eulina, Flora, Iraci Honorina, Eunice, Mariita, Eulina, Enelzita, Flora, Nair.

Formação profissional: médico. Defendeu tese de doutorado e especializou-se em Alergia.

No interior, o médico é generalista e, nessa condição, Dr. Nelson foi perito e consagrado parteiro. Realizava a medicina por vocação e prazer pessoal de cuidar dos necessitados. Dr. Nelson da Silva Lula não chegou a ser inscrito no Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia), porquanto esse Conselho só foi fundado em 1958.

Data de falecimento: 19/10/1958, em Brumado, com 57 anos de idade. Óbito atestado pelo médico Rui da Silva Matos. Encontra-se enterrado no cemitério municipal Senhor do Bonfim, em Brumado.

Formatura: Faculdade de Medicina da Bahia, primaz do Brasil, 108ª turma, ano de 1924, com 23 anos de idade. Era considerado aluno nota 10 e foi sempre aprovado com louvor.

Localidades em que clinicou: Espinosa-MG, Vitória da Conquista e Brumado na Bahia. Trabalhou em Brumado, como médico da empresa Magnesita S.A., por muitos anos.

Casou-se em Piatã, comarca de Rio de Contas, com a rio-contense Leonor Xavier Lula, filha do Dr. Lindolfo Francisco de Souza Xavier (Juiz de Direito) e Dona Adelaide Meireles Lisbôa Xavier.

Homenagens prestadas ao Dr. Nelson Lula: Praça Dr. Nelson Lula (1969) no governo do prefeito Juracy Pires Gomes, no centro da cidade. Recentemente, o município prestou-lhe homenagem dando o seu nome à instalação do Centro Municipal Ecumênico do Hospital Regional Professor Magalhães Neto (HRPMN).

Filhos do Casal: Maria Bernadete Lula Xavier, que faleceu ainda jovem, de tuberculose. Foi internada em um hospital especializado, e não obteve êxito no tratamento. O médico ficou desgostoso por não ter podido curar a filha e, desapontado, abandonou a medicina e foi morar em uma casa à beira da estrada de terra na Serra dos Pombos. Lá passou a garimpar esmeraldas – atividade de que tinha conhecimento, por estudos e por ter morado em região de mineração –, vivendo desse trabalho.

Outros Filhos do casal: Marlene Lula Maciel casou-se com o português José Maciel e deixou quatro filhos. Nasceu no dia 04/10/1937 em Espinosa (MG). Iolanda Xavier Lula, casou-se com o primo Luiz Xavier, prefeito de Piatã, tiveram 3 filhos. Ela nasceu no dia 24/11/1939, na cidade de Espinosa (MG). Oldimar de Souza Lula, sobrinho do médico foi criado por este, como se fosse seu filho. Marlene e Iolanda formaram-se em magistério em Caetité. Iolanda posteriormente, com os filhos criados, formou-se em Direito.

Dr. Nelson Lula, após o falecimento da filha Bernadete, um amigo espírita, cientificou-lhe que no Centro Espírita Humberto de Campos em Vitória da Conquista, um médium psicografou uma mensagem endereçada a ele. Depois de examinar a carta que continha detalhes que só ele conhecia, ficou surpreso com o fato e, converteu-se ao espiritismo. ( Informante: Erico Dias Lima)

PARTICULARIDADES: Dr. Nelson sofreu um acidente na Serra dos Pombos (município de Anagé). Quando foi prestar socorro ao amigo Caenga, na diligência o caminhão virou, provocando nele lesões que o deixaram com sequelas: Mancava de uma perna e usava prótese para corrigir a função comprometida.

Dr. Nelson era uma pessoa muito sensível, humano e caridoso. Fazia caridade na qualidade de médico e, por fraternidade universal, visitava enfermos, medicava-os e, às vezes, contribuía monetariamente. Era um homem alegre, muito espirituoso e bem-humorado. Talvez por ser espírita, dificilmente cobrava dos pobres e parentes pelas consultas realizadas. Apelidou o seu consultório, que ficava anexo à sua residência, de PPP, por não cobrar consulta de pobres, parentes e putas, o que era uma realidade.

Com o falecimento da filha Bernadete, narra-se que o Dr. Nelson abandonara a medicina e foi para o garimpo nas cercanias de Anagé/BA, antiga Vila de São João de Vila Nova, onde Nelson fazia compras. Lá era conhecido como Nelson o dono da mina (esmeraldas) localizada na Serra dos Pombos que fica entre Anagé e Vitória da Conquista. (Erico Dias Lima).

Certa feita, um de seus garimpeiros foi avisar-lhe que não iria trabalhar, para socorrer a mulher que estava com complicações no parto (o nascituro estava atravessado) e iria procurar um médico para assisti-la, pois a parteira lhe havia recomendado essa providência para salvar a mulher e o rebento.

Dr. Nelson prontificou-se a ver a mulher e constatou a necessidade da sua intervenção médica, atividade até então desconhecida dos peões. O marido da parturiente protestou, alegando que ele era leigo e a parteira já havia desistido de efetuar o parto devido a complicações e falta de recursos. Dr. Nelson tomou a iniciativa e revelou a sua identidade de médico. Efetuou o parto, salvando mãe e filho. Então passou a ser conhecido como Dr. Nelson. A partir desse episódio, voltou a clinicar em Brumado.

A calçada da casa do médico (onde hoje funciona o Hotel Moura, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu) era ponto de encontro dos amigos. Ali eles trocavam ideias e conversas informais; comentavam sobre tudo, desde as fofocas às notícias sociais, culturais e religiosas. Dr. Nelson, sempre bem-humorado, de temperamento alegre, tinha espírito brincalhão e era muito comunicativo. Às vezes criticava e pormenorizava feitos desairosos conhecidos de algumas personalidades da sociedade local. Conta-se que o Dr. Nelson era um grande sedutor, porém em seu mister de médico, observava os ensinamentos de Hipócrates.

Depois de tanta fraternidade, calor humano, amor ao próximo e caridade, morreu cumprindo a missão que lhe fora designada por Deus, deixando saudades aos parentes e amigos.

Fontes: Informações prestadas por Erico Dias Lima, a quem agradecemos a colaboração;

Cartório de Registro de pessoas em Brumado.

Antônio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 15/05/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 21/09/2014
Código do texto: T4970816
Classificação de conteúdo: seguro