Biografia de PAULO KENNEDY COELHO

Paulo Kennedy Coelho é um exemplo de servidor que procura ir além de sua simples função, pois ele integra o grupo de abnegados que presidiram a ASIBAMA-DF para lutar em prol da valorização do IBAMA e das políticas públicas de meio ambiente!!!

Nasceu em 17 de agosto de 1968, em Brasília, filho do casal Antônio Alves Coelho Filho e Francisca Chaves Coelho. Possui quatro irmãs: Kenia, Maria Aparecida, Karla e Flavia.

Seus pais vieram do interior do Ceará para Brasília, aonde se estabeleceram. Atualmente estão aposentados.

Paulo Kennedy estudou o segundo grau na Escola Industrial de Taguatinga (EIT) - fazendo o curso técnico com habilitação básica em Créditos e Finanças. Formou-se em Administração na Faculdades Integradas do Planalto Central (FIPLAC), e cursou pós-graduação em Matemática pela Universidade Católica de Brasília.

Paulo começou a trabalhar aos 15 anos vendendo jornal nas ruas de Brasília.

Aos 16 anos conquistou seu primeiro emprego formal, ao assinar carteira como Office-boy na Seguradora do Banco Nacional. Nessa época, sua rotina era bastante puxada. Ele saía bem cedo para o trabalho, ao final da tarde pegava o ônibus para fazer cursos e só retornava para casa no final da noite. Assim, fez vários cursos na área administrativa e também para se preparar para concursos públicos.

Aos 20 anos ingressou no serviço federal como terceirizado do PNUD para trabalhar no protocolo da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), que funcionava num prédio próprio na Quadra 510 da Asa Norte, e tinha como Secretário o Sr. Ben Hur Batalha.

Com poucos meses de trabalho, Paulo Kennedy viu o surgimento do IBAMA, por meio da fusão da SEMA e três órgãos federais, passando a trabalhar inicialmente na fiscalização.

Paulo sempre gostou muito de ciências exatas e computação. Fez um curso de programador oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que o levou a sair da fiscalização para o setor de informática, e depois para o setor financeiro do IBAMA, onde permaneceu por 20 anos – tonando-se conhecido por todos pelo apelido “Paulinho do financeiro”.

Em 1997, o então presidente da ASIBAMA Nilton Reis Batista Júnior, que também trabalhava no setor financeiro, estava se preparando para deixar o cargo. As eleições iriam ocorrer nos próximos meses e como Paulo Kennedy via de perto os grandes benefícios conquistados na gestão de seu colega, não teve dúvidas e se dispôs a formar uma chapa para liderar a ASIBAMA em busca de prosseguir com aqueles bons resultados para os servidores do IBAMA.

E não deu outra, com apoio de seu amigo Nilton Reis, Paulo Kennedy Coelho foi eleito presidente da ASIBAMA-DF (biênio 1998-2000), com a seguinte Diretoria: Osnil José Nepomuceno (vice-presidente), Carlos Antônio Rocha (diretor financeiro), Márcia Silva (diretora Administrativa), Ivone de Lima Fecury (diretora Sociocultural), Luiz Domiciano "lula" (diretor esportivo), Miguel de Almeida Filho (diretor de representação extra-sede) e José Carlos Filho (diretor de integração dos aposentados).

Paulo e sua equipe trabalharam arduamente em busca de melhorias, tanto na parte física da área de lazer como nos trabalhos do Plano de Carreira dos Servidores do IBAMA, realizando inúmeras idas ao Congresso Nacional para articular com Deputados e Senadores.

Outro destaque dessa época acontecia por conta da programação esportiva e social da ASIBAMA que era bastante rica e diversificada. Na hora do almoço, havia fila para quem quisesse usar os equipamentos da área de lazer, e as partidas de futebol entre os funcionários eram bem animadas.

No final dos anos 90, a ASIBAMA tinha um time de futebol extremamente qualificado, que chegou a comprar uma Kombi para levar os jogadores para participarem de diversos campeonatos, conquistando muitos títulos.

Mas, engana-se quem pensa que presidir uma Associação como a ASIBAMA é só colher louros, pois na verdade essa missão é bastante desgastante, exigindo renúncias e enorme esforço para quem se compromete a encarar esse desafio.

Paulo Kennedy Coelho teve que superar inúmeros obstáculos, deixando muitas vezes seus compromissos pessoais para lutar pela causa comum dos funcionários do IBAMA. Quem conhece a história da ASIBAMA se depara com vários exemplos de altruísmo e dedicação em benefício de objetivos coletivos. Nesses 25 anos de trajetória a Associação já contou com 10 presidentes, cada um deles com perfil e características distintas, mas com bastante em comum: todos dedicaram seus conhecimentos e habilidades para fazer a diferença. Por tudo isso que cada um desses servidores que se dispôs com coragem e ousadia para liderar essa importante instituição classista em prol do bem de milhares de servidores deve receber o devido reconhecimento!!!

Após deixar a presidência da ASIBAMA, Paulo Kennedy retornou para o setor financeiro, aonde recorrentemente viajava para dar cursos para implementar inovações na gestão administrativa e financeira das Superintendências do IBAMA. Nessa função, acabou conhecendo bem 26 capitais brasileiras. De todas as unidades da federação, Paulo só não conhecia o Rio Grande do Norte.

Na Bíblia Sagrada existe um versículo que diz “os últimos serão os primeiros”. Isso de certa forma se cumpriu na vida de Paulo Kennedy, pois o último estado que ele conheceu ganhou destaque em relação aos demais. Desde o início do ano ele está vivendo em Natal, onde nasceu seu quarto filho Antônio Henrique. Seus outros três filhos são: Maria das Graças, Paulo Roberto e Mariana.

Paulo ocupou a chefia da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da capital potiguar. De 2017 a fevereiro de 2019 ocupou o cargo de Superintendente Estadual. Ele agora está podendo utilizar sua experiência profissional para lutar pelas melhorias da Superintendência do Rio Grande do Norte.

Novamente, como ele usou suas habilidades para liderar a ASIBAMA, agora ele está usando seu jeito simples, honesto e companheiro para fazer a diferença em benefício direto aos seus colegas locais e indiretamente a todos aqueles que fazem parte do IBAMA!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Setembro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/09/2014
Reeditado em 26/04/2019
Código do texto: T4961848
Classificação de conteúdo: seguro