JOAQUIM ANTÔNIO FERREIRA NETTO
(64 anos)
Jornalista, Apresentador de TV, Radialista e Comentarista Político
* São Paulo, SP 02-01-1938
+ São Paulo, SP (04/08/2002)
CAPRICORNIO
CAPRICORNIO
Trabalhou na Folha da Tarde como colunista, e por inúmeras emissoras de televisão nas décadas de 1970, 1980 e 1990, onde apresentava um programa de debates, semanal ou diário, conforme o caso, que levava o nome Programa Ferreira Netto.
O Programa Ferreira Netto foi o primeiro da televisão brasileira a fazer um debate televisivo entre os dois principais candidatos ao governo paulista na eleição de 1982, Franco Montoro (PMDB) e Reynaldo de Barros (PDS), depois da abertura política de 1979, na TV Bandeirantes, onde manteve um programa de entrevistaspolíticas nos finais de noite.
Ferreira Netto costumava começar a atração conversando por um telefone vermelho com um suposto amigo, chamado de Léo. Usando desse estratagema, criticava e comentava as atualidades da política e da economia.
Ferreira Netto também era um crítico ferrenho do PT e do então presidente José Sarney.
Em outubro de 1970 Ferreira Netto invadiu o estudio da TV Excelsior e anúnciou o fim da TV durante um programa humorístico chamado Adélia e Suas Trapalhadas.
Em 1990 candidatou-se ao Senado Federal pelo PRN do então presidente Fernando Collor de Melo, tendo perdido para Eduardo Suplicy (PT). No entanto, ficou à frente de nomes de vulto da política nacional, como o ex-governador Franco Montoro (PSDB) e do empresário Guilherme Afif Domingos (PL).
Mantinha uma coluna com notícias de bastidores da televisão que era veiculada em vários jornais do Brasil, como O Dia, Folha da Tarde de Porto Alegre ou Jornal da Tarde de São Paulo.
Ferreira Netto faleceu em São Paulo, aos 64 anos, às 21h25 do dia 04 de agosto de 2002, por Falência Múltipla dos Órgãos (após cirurgia para drenar um coágulo na cabeça e complicações hepáticas, em conseqüência de uma queda em sua casa).
Fonte: Wikipédia e Projeto VIP