FERNANDO MONTEIRO TORRES
(80 anos)
Ator
* Guaçuí, ES (14/11/1927) - 
+ RJ (04/09/2008) 
ESCORPIÃO

 
Fernando Torres formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Entrou para o teatro em 1949 no espetáculo "A Dama da Madrugada". Foi no teatro, fazendo o espetáculo "Alegres Canções nas Montanhas" que ele conheceu a atriz Fernanda Montenegro com quem se casaria em 1952 e se tornaria pai da também atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres.
 
Como diretor, Fernando Torres estrearia em 1958 com a montagem de "Quartos Separados", no Teatro Brasileiro de Comédia, local onde também estreou como ator grandes sucessos dessa época. Um ano depois ele fundaria sua própria companhia, o Teatro dos Sete, juntamente com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Gianni Ratto.
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-us1eUm2a7yk%2FTnwUsVMjrzI%2FAAAAAAAAC8c%2FVHVSllniOCU%2Fs400%2FFernando%2BTorres.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Fernando Torres e Fernanda Montenegro
O reconhecimento como diretor de teatro viria em 1961, ao ser premiado como diretor revelação por sua montagem de "O Beijo no Asfalto", de 
Nelson Rodrigues. Com o fim do Teatro dos Sete ele investiu na direção e montou espetáculos como"A Mulher de Todos Nós""O Homem do Princípio ao Fim""A Volta ao Lar" e "O Inimigo do Povo".
 
Como ator, Fernando Torres brilhou nos palcos, nas montagens de "Interrogatório","A Longa Noite de Cristal" e "Seria Cômico... Se Não Fosse Sério" na década de 70. Foi premiado como melhor diretor com o Prêmio Governador do Estado da Guanabara por "O Amante de Madame Vidal" e como melhor ator por "Seria Cômico... Se Não Fosse Sério" com o Prêmio da Crítica Teatral da Cidade de São Paulo.

proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-Cbao7xun03g%2FUDhiRtBHaMI%2FAAAAAAAAVrE%2Ft8EVQfwOujA%2Fs400%2FFernando%2BTorres.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Na década de 70, acompanhando a mulher, começou a trabalhar com mais frequência na TV e no cinema. Na TV estreou em 1971 na novela "Minha Doce Namorada" mas deixou sua marca de grande ator em sucessos como "Baila Comigo""Amor Com Amor Se Paga""Terras do Sem Fim""Louco Amor","Zazá" e "Laços de Família", todos na TV Globo.
 
No cinema o ator teve grandes momentos em "Engraçadinha Depois dos Trinta","Os Inconfidentes""O Descarte", "Tudo Bem""Inocência""O Beijo da Mulher Aranha""Veja Esta Canção""A Ostra e o Vento" e "Redentor", este último dirigido pelo filho.
 
Com sérios problemas de saúde e preso a uma cadeira de rodas nos últimos meses, Fernando Torres morreu em sua casa, no bairro de Ipanema, vítima de umEnfisema Pulmonar. Seu corpo foi cremado em uma cerimonia simples e reservada apenas para a família e os amigos mais chegados.