BEZERRA DA SILVA - Cantor - Recife - PE - Peixes
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-hnYAD9QpOY8%2FVA0Hzhx7xDI%2FAAAAAAAAVrQ%2FIsDevRR7Ut4%2Fs1600%2Fbezerra%252Bda%252Bsilva%252B-%252B3.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
JOSÉ BEZERRA DA SILVA
(77 anos)
Cantor, Compositor e Instrumentista
* Recife, PE (23/02/1927)
+ Rio de Janeiro, RJ (17/01/2005)
PEIXES

 
Nordestino, desde a infância foi ligado à música e sempre "sentiu" que apresentava o dom de tocar, causando atritos com a família.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-pKEbeyTMXGg%2FVA0H0f_AhGI%2FAAAAAAAAVrA%2F6NK3I4mhfv0%2Fs1600%2Fbezerra%252Bda%252Bsilva%252B-.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
O pai, da Marinha Mercante, saiu de casa quando Bezerra era pequeno, vindo morar no Rio de Janeiro. Com isso, depois de ingressar e ser expulso da Marinha Mercante, descobriu o paradeiro do pai e veio atrás dele. Causando mais atritos com o pai, foi morar sozinho, no Morro do Cantagalo, trabalhando como pintor na construção civil. Juntamente, era instrumentista de percussão e logo entrou em um bloco carnavalesco, onde um dos componentes o levou para a Rádio Clube do Brasil, em 1950.
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-5d9sQvMTFWw%2FVA0H0P-2zjI%2FAAAAAAAAVq8%2FjKsqOdYWOoY%2Fs1600%2Fbezerra%252Bda%252Bsilva%252B-%252B4.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Durante sete anos viveu como mendigo nas ruas de Copacabana, onde tentou suicídio e foi salvo por um Santo da Umbanda. A partir daí passou a atuar como compositor, instrumentista e cantor, gravando o primeiro compacto em 1969 e o primeiro LP seis anos depois.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-UOhWtcAQKiY%2FVA0HzbLYHsI%2FAAAAAAAAVqw%2FtMjyIQNv5IY%2Fs1600%2Fbezerra%252Bda%252Bsilva%252B-%252B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Inicialmente gravou músicas sem sucesso. Mas a partir da série Partido Alto Nota 10 começou a encontrar o público. O repertório dos discos passou a ser abastecido por autores anônimos (alguns usando codinomes para preservar a clandestinidade) e Bezerra notabilizou-se por um estilo Sambandido (ou Gangsta Samba), precursor mesmo do Gangsta Rap norte-americano. Antes do Hip Hop brasileiro, ele passou a mostrar a sua realidade em músicas como: "Malandragem Dá um Tempo", "Sequestraram Minha Sogra", "Defunto Caguete", "Bicho Feroz", "Overdose de Cocada", "Malandro Não Vacila", "Meu Pirão Primeiro", "Lugar Macabro", "Piranha", "Pai Véio 171", "Candidato Caô Caô".
 
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-U4hEWl2n_Go%2FVA0HzpRNmFI%2FAAAAAAAAVq0%2FVmf4eMCJAqM%2Fs1600%2Fbezerra%252Bda%252Bsilva%252B-%252B2.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Em 1995 gravou pela Sony "Moreira da Silva, Bezerra da Silva e Dicró: Os Três Malandros In Concert", uma paródia ao show dos três tenores, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. O sambista virou livro em 1998, com "Bezerra da Silva - Produto do Morro", de Letícia Vianna.
2Q==
Em 2001 tornou-se evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus e em 2003 gravou o CD Caminho de Luz com músicas gospel. Em 2005, perto da morte, mas ainda demostrando plena atividade, participou de composições com Planet Hemp, O Rappa, Velhas Virgens e outros nomes de prestígio da Música Popular Brasileira.
 
Bezerra morreu na manhã de segunda-feira, dia 17/01/2005 aos 77 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca. De acordo com o último boletim médico, a causa do óbito foi Falência Múltipla dos Órgãos. O corpo de Bezerra foi velado no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. O sepultamento foi em uma terça-feira no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju.
 
Bezerra estava internado desde o dia 28/10, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, com Embolia Pulmonar e Pneumonia.
 2Q==
O curioso desta data é que Bezerra se auto-intitulava "O Bom Malandro", por isso quando morresse, queria que não fosse numa sexta-feira ou feriado, para não atrapalhar a praia dos amigos. E morreu numa segunda-feira - ou seja, depois do fim-de-semana e no dia 17 de janeiro, o primeiro mês do ano - 1 7 1.