MARIA APARECIDA FERNANDES
(42 anos)
Dançarina e Cantora
* (1961)
+ SP - (2003)
Fernanda Terremoto fez parte do elenco das chacretes lançadas no programa do Chacrinha, quando ele estreou na TV Bandeirantes em 1978. Seu nome verdadeiro era Maria Aparecida Fernandes e nasceu em 1961.
Antes de ser chacrete Fernanda estudava, era modelo fotográfico e manequim. Estudou teatro com Jaime Barcelos e dança com Elza Prado.
Sempre viajava para fazer shows pelo exterior e, posou para várias revistas.
Se engana quem pensa que a Rita Cadillac foi a única chacrete que seguiu carreira de cantora. Em 1984, outra grande estrela do programa do Velho Guerreiro também resolveu se enfiar no mundo da música. Era ela a voluptuosa Fernanda Terremoto. Em setembro de 1984 Fernanda Terremoto deu uma nova direção a sua carreira artística e no dia 15 do mesmo mês participou de seu último programa como chacrete pois na semana seguinte seria lançada como cantora.
Na época, Fernanda Terremoto era uma das mais famosas bailarinas de programa, e gravou o compacto "Eu Quero Te Amar" uma composição de Tim Maia feita especialmente para ela, e a canção "Tarde". Os arranjos foram assinados pelo maestro Waldir Miranda, o Mirandinha e a produção foi de Robson Sé. Logo em seguida, saiu o álbum "Frico-Fricote". Apesar de aparecer em alguns programas de auditório de grande audiência Fernanda Terremoto infelizmente não conseguiu nem de longe repetir o mesmo sucesso que Rita Cadillac e ficou só pra história.
Fernanda Terremoto lançou seu disco no programa do Chacrinha, se apresentou no Bolinha, no "Viva a Noite" de Gugu Liberato, no Moacyr Franco e no programa do Sérgio Mallandro.
No auge do sucesso, atuou no filme "Made in Brazil" (1985), e no ano seguinte foi eleita a Rainha do Baileda Televisão do Clube Monte Líbanono Rio de Janeiro, ao lado do Rei Maurício Mattar.
Em 1985 Fernanda Terremoto chegou a ser considerada Melhor Cantora Revelação do ano pela crítica profissional. Em 1987 desapareceu do meio artístico.
Fernanda Terremoto faleceu no ano de 2003 vítima de AIDS. Nem de longe ela lembrava a gloriosa chacrete.
Nota: Conhecí Fernanda Terremoto, e juntamente com seu pai Inácio Matias Fernandes, seu empresário, vendemos vários shows para ela. Inácio era um ser humano fantástico, vivia em constantes discussões com a mãe de Fernanda, da qual era separado. Fernanda tinha gênio forte, conversamos algumas vezes, mas era de poucas palavras. Fico triste em saber da situação dela, mas é a vida. (billy brasil)