ERNÂNI ALVARENGA
(77 anos)
Cantor, Compositor e Instrumentista
* São Paulo, SP (10/06/1914)
+ Rio de Janeiro, RJ (01/01/1992)
Ernâni Alvarenga foi um compositor, instrumentista e cantor, nasceu em São Paulo, SP, no bairro da Barra Funda, aos quatro anos de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde fez o curso primário.
Aprendeu a tocar cavaquinho e em 1927 participava de um regional, começando a compor no ano seguinte. Durante o carnaval, convidado pelo sambista Paulo da Portela, que desfilava pelo bloco "Vai Como Pode", passou a participar, juntamente com seu "Bloco da Rua D", da escola de samba que estava sendo organizada e que em 1935 se tornaria conhecida como Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
Em 1931 o "Vai Como Pode" desfilou na Praça Onze, cantando "Dinheiro Não Há", samba de sua autoria, que mais tarde, com uma segunda parte composta porBenedito Lacerda, foi gravado por Leonel Faria.
Sambista da velha guarda da Portela, atuou na escola compondo e tocando cavaquinho de quatro e cinco cordas, instrumento no qual se aperfeiçoou com a ajuda de Luperce Miranda.
Em 1937, a convite de Paulo Leblon, diretor da Rádio América, de São Paulo, afastou-se da escola para apresentar-se como cantor no programa "Big Show América". Depois de passar alguns anos em São Paulo, voltou ao Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Mayrink Veiga e a seguir na Rádio Guanabara.
Doente das cordas vocais, deixou a vida artística por alguns anos, reaparecendo no início da década de 1970.
Morador do subúrbio carioca de Osvaldo Cruz, foi um dos últimos remanescentes do grupo de fundadores da Portela. Frequentava esporadicamente os ensaios e rodas de samba promovidos pela escola. Dois de seus sambas, "Salário Mínimo"e "Dinheiro Não Há", foram regravados por Beth Carvalho.