Raposo Tavares
Bandeirante Antônio Raposo Tavares (ao centro), em obra de Teodoro Braga.
Nome completoAntônio Raposo Tavares
Outros nomesO Velho
Conhecido(a) porBandeirante paulista
Nascimento1598
São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola e distrito de Beja
Morte1659 (61 anos)
São Paulo
Nacionalidade Portugal
OcupaçãoDiversos cargos na vila de São Paulo e foi ativo sertanista
Raposo Tavares (1598-1659) foi um bandeirante paulista. No comando das expedições aprisionou índios para vendê-los como escravos, destruiu missões jesuítas espanholas e alargou as fronteiras do Brasil. Foi juiz ordinário da Vila de São Paulo e Ouvidor de toda a capitania de São Vicente. Recebeu do rei D. João IV, o título de mestre de campo.
Raposo Tavares (1598-1658) nasceu em São Miguel de Pinheiro, no distrito de Beja, Portugal. Filho de Fernão Vieira Tavares e Francisca Pinheiro da Costa Bravo. Veio para o Brasil com vinte anos, acompanhando o pai que veio representar D. Álvaro Piris de Castro, donatário da capitania de Itamaracá, São Vicente e Santo Amaro. Seu pai assume a Capitania de São Vicente, da qual fazia parte a Vila de São Paulo.
Em 1622 casa-se com Beatriz Furtado de Mendonça, filha do bandeirante Manuel Pires. Tiveram dois filhos. Fica viúvo e só depois de dez anos casa-se com Lucrécia Leme Borges de Cerqueira, também solteira e mãe de oito filhos. Lucrécia era filha do bandeirante Fernão dias Pais. Tiveram uma filha.
Capturar índios e vendê-los rendia um bom dinheiro. A partir de 1624 o comércio se intensificou, quando a Holanda invadiu a Bahia e dificultou a vinda de escravos africanos. Em 1629 seguiu para o sul, em direção a Guairá, uma região com várias aldeias catequizadas pelos jesuítas espanhóis. Pouco a pouco as aldeias e as missões vão sendo destruídas e os índios aprisionados. Em maio de 1629, depois de dez meses, Raposo Tavares regressa a São Paulo. Em 1632 é nomeado juiz ordinário da Vila de São Paulo.
Raposo Tavares parte em uma nova bandeira, em 1636, contra os jesuítas de Tape. Ocupa as aldeias e em 1638 retorna para São Paulo. O capitão-mor de São Vicente o presenteia com uma grande extensão de terra. A linha de Tordesilhas havia sido anulada, as regiões do oeste do Paraná, do sul de Mato Grosso e boa parte do Rio Grande do Sul, estavam incorporadas ao Brasil.
Em 1639, em lutas com os holandeses, Raposo Tavares e seus companheiros, são batidos nos combates marítimos e obrigados a uma retirada, partindo do Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte até a Bahia. Em 1642 recebe o título de mestre-de-campo.
Em 1648 a grande bandeira parte de São Paulo, vai em direção ao interior, em busca de minas de prata. Segue o curso dos rios Guaporé, Madeira e Amazonas, até chegar em 1651 em Gurupá, atual estado do Pará, com apenas 58 homens e sem a prata sonhada.
Antônio Raposo Tavares morre em São Paulo, no ano de 1658.