FERNANDO RAMOS DA SILVA
(19 anos)
Ator
* SP (29/11/1967)
+ SP (25/08/1987) - SAGITÁRIO
Menino de rua, tornou-se ator ao ser escolhido para viver o personagem Pixote no filme "Pixote, a Lei do Mais Fraco", de 1981, dirigido por Héctor Babenco. O garoto foi considerado uma revelação e o filme foi muito premiado no Brasil e no exterior.
Tentou continuar a carreira no Rio de Janeiro, participando da telenovela da TV Globo, "O Amor é Nosso", em 1981. Depois disso, Fernando nunca mais se destacou, fazendo apenas pequenas participações nos filmes "Eles Não Usam Black-Tie", também de 1981, e "Gabriela, Cravo e Canela", de 1983.
Tempos depois do filme, Fernando volta a Diadema (região do ABCD paulista), sempre na esperança de o posto de ator, acaba retornando à sua antiga vida, em um ambiente de total miséria e precariedade. Decidido a tentar novamente a carreira de ator, vai ao Rio de Janeiro, sendo escolhido para interpretar um personagem em uma novela da TV Globo, com a ajuda de José Louzeiro. Porém, Fernando foi demitido em pouco tempo, por não conseguir decorar os textos, já que era semi-alfabetizado.
Novamente vivendo nas ruas, se envolveu com a criminalidade, em parte devido à influência dos irmãos. Foi preso duas vezes, uma por assalto e outra por porte ilegal de arma.
Logo após um assalto, aos 19 anos, Fernando foi assassinado por policiais em 1987 (The New York Times). Os assassinos, depois de uma longa disputa judicial, ainda se encontram em liberdade.
Sua esposa, Cida Venâncio, escreveu o livro "Pixote Nunca Mais", o qual foi inspirador do filme "Quem Matou Pixote?", de José Joffily, que conta a curta trajetória de Fernando Ramos da Silva como ator e como pessoa. No filme, Fernando foi vivido pelo ator Cassiano Carneiro.