Tavares de Miranda
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-1uUGsTovT4s%2FTllmWEkhPOI%2FAAAAAAAACwo%2FHRz68pC5oLg%2Fs320%2FJos%2525C3%2525A9%252BTavares%252Bde%252BMiranda.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
JOSÉ TAVARES DE MIRANDA
(75 anos)
Jornalista e Colunista Social
* Pernambuco (16/11/1916)
+ São Paulo, SP (20/08/1992) - ESCORPIÃO
 
Jornalista de grande evidência na década de 70, quando as figuras de destaque da alta sociedade eram mencionadas em sua coluna social editada pela Folha de São Paulo. O "Repórter Zé", como se denominava, foi membro da Academia Paulista de Letras, tendo convivido com o mundo da literatura e do colunismo social durante os 54 anos de vivência em São Paulo.
 
Natural de Pernambuco, onde estudou Direito e sofreu toda a repressão da ditadura do período de Getúlio Vargas, tendo chegado a ser membro ativo da juventude comunista.
 
Chegou em São Paulo com uma carta de apresentação em 1938 e tornou-se repórter policial do Diário da Noite, dedicando-se à poesia nas horas vagas do jornalismo.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-mX-ocYkeKGM%2FTllmkFMD-UI%2FAAAAAAAACws%2FcEhUmgqzy1A%2Fs1600%2FBoas%2BManeiras.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Seu best-seller aconteceu com a ajuda do colunismo social, Boas Maneiras e Outras Maneiras, e orgulhava-se de ter escrito O Nojo (1946) antes de La Nausee de Sartre ter sido publicado no Brasil.
 
Poeta e escritor, durante várias décadas manteve-se fiel à rotina diária de vida, assistindo à missa e comungando diariamente na Igreja de Santa Terezinhae, de lá, seguindo para o quarto andar da Folha de São Paulo nas primeiras horas da manhã.
 
Foi demitido sem causa aparente, após 40 anos de serviços. Tavares de Miranda foi quem lançou a moda do blazer clássico sobre jeans e, em sua bibliografia se incluem seis livros de poesia, dois romances e o mencionado guia de etiqueta.
 
O jornalista faleceu aos 75 anos, em 20 de agosto de 1992.