002) - DALAI LAMA - GEDUN GYATSO
GEDUN GYATSO
67 anos
1475 - TANAG SEKME - TIBET
1452 - TIBET
Gedun Gyatso foi o 2º Dalai Lama do Tibete. Viveu entre 1475 e 1542.
67 anos
1475 - TANAG SEKME - TIBET
1452 - TIBET
Gedun Gyatso foi o 2º Dalai Lama do Tibete. Viveu entre 1475 e 1542.
O segundo Dalai Lama, Gedun Gyatso nasceu em 1475 em Tanag Sekme, próximo a Shigatse na região Tsang do Tibet central, filho de Kunga Gyatso e Machik Kunga Pemo, uma família de camponeses.
Seu pai era um conhecido praticante de tantra da linhagem Nyingmapa. Conta-se que quando Gedun Gyatso começou a falar, ele disse a seus pais que o seu nome era Pema Dorje, o nome de nascimento do primeiro Dalai Lama, e que gostaria de viver no monastério em Tashi Lhunpo. Quando foi concebido, seu pai teve um sonho no qual alguém vestido de branco apareceu e lhe disse para chamar seu filho de Gedun Drupa e também que o seu filho seria uma pessoa com a capacidade de relembrar suas vidas passadas. Entretanto, seu pai lhe deu o nome de Sangye Phel.
Recebeu sua educação primária de seu pai e com onze anos foi reconhecido como a reencarnação de Gedun Drupa, o primeiro Dalai Lama e foi entronizado no monastério em Tashi Lhunpo. Em 1486, fez seus votos de noviço com Panchen Lungrig Gyatso e seus votos de Gelong (ordenação completa) com Choje Chokyi Gyaltsen, que lhe deu o nome de Gedun Gyatso. Estudou nos monastérios em Tashi Lhunpo e Drepung.
Em 1517, Gedun Gyatso se tornou abade do monastério de Drepung e no ano seguinte, reviveu o Grande Festival de Orações, Monlam Chenmo, e presidiu os eventos com monges vindos de Sera, Drepung e Gaden, as três grandes universidades monásticas da linhagem Gelugpa. Em 1525, tornou-se o abade do monastério de Sera. Morreu com sessenta e sete anos, em 1542.