Sônia Oiticica
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-uS2U_XZMzXI%2FT0Q9OZTnw1I%2FAAAAAAAAKlk%2Fj0WEEoc5uHM%2Fs320%2FSonia%252BOiticica.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
SÔNIA OITICICA
(88 anos)
Atriz
* Rio Largo, AL (19/12/1918)
+ São Paulo, SP (26/02/2007)-SAGITÁRIO
 
Sônia era filha de um anarquista convicto, o professor José Oiticica, que mesmo sendo à época um grande intelectual foi preso várias vezes por esse motivo. Numa delas, ele e a família saíram do Rio de Janeiro para ficarem detidos no Engenho Riachão, em Alagoas. Foi aí que nasceu Sônia, numa família de oito irmãos, sete mulheres e um rapaz.
 
Alguns meses depois a família voltou para o Rio de Janeiro, onde Sônia passou a sua infância e adolescência. A casa de seus pais era frequentada por nomes como Coelho Neto, Viriato Correia e Monteiro Lobato.
 
Seu pai dava aulas de grego e, entre os seus alunos, estavam Antônio Houaiss eAntônio de Pádua. Este último apresentou Sônia ao embaixador Paschoal Carlos Magno, que acabara de criar um núcleo de teatro estudantil para encenar Shakespeare. Assim, ela e Paulo Porto seriam Romeu e Julieta, sob direção deItalia Fausta.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-xHf4ob3iw5M%2FT0Q-1FJ8fiI%2FAAAAAAAAKls%2FlM56fKVlOEY%2Fs320%2FSonia%2BOiticica%2B%2528Ninho%2Bda%2BSerpente%2529.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Sonia Oiticica (Ninho da Serpente)
Carreira
 
Sônia foi a primeira atriz brasileira a interpretar Julieta, de William Shakespeare. Apesar de ser a primeira a interpretar o texto do dramaturgo inglês, foi interpretando os textos de um brasileiro famoso que Sônia Oiticica ficou conhecida. A atriz atuou em pelo menos oito grandes montagens de textos de Nelson Rodrigues.
 
Em Romeu e Julieta causou escândalo, ao tomar a decisão ousada para a época (1938), de beijar de verdade em cena.
 
Em 1940 ingressa no teatro profissional, quando vai trabalhar na companhia de Luís Iglezias, no Teatro Rival, na Cinelândia. Nesse mesmo ano faz Pureza, o seu primeiro filme.
 
Casamento e Separação
 
Em 1944 deixa tudo para casar com Charles Edward. Parecia um casamento impossível, ele filho de um capitalista e ela de um anarquista. Pior que as diferenças ideológicas foi o facto de o marido a proibir de atuar, chegando Sônia a fazer figuração escondida só para matar saudades. Seis anos depois do casamento e grávida, pediu a separação.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-7hWZ9wBTe5o%2FT0Q_b_gmKWI%2FAAAAAAAAKl0%2FJjbqOnilvME%2Fs320%2FSonia%2BOiticica%2B%25281990%2529.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Reinício de Carreira
 
Voltou então ao rádio e em 1952 aos palcos. Em 1953 embarca no sonho de formar uma companhia de teatro oficial subsidiada, com Sérgio Cardoso,Leonardo Villar e Nydia Licia, entre outros, aCompanhia Dramática Nacional. É nessa companhia que faz A Falecida, a primeira peça de Nelson Rodrigues que representa.
 
Em 1958 mudou-se para São Paulo. Aí atuou novamente com Sérgio Cardoso em O Soldado Tanaka e logo depois integrou-se no Teatro Popular do Sesi, dirigido por Osmar Rodrigues Cruz.
 
No entanto, o diretor que mais admirou foi Eduardo Tolentino, do Grupo TAPA(Teatro Amador Produções Artísticas), com quem atuou muito mais tarde, na década de 1990.
 
Doença e Morte
 
Sônia Oiticica morreu aos 88 anos, no Hospital Regional Sul, em Santo Amaro, São Paulo, onde estava internada desde o dia 16 de fevereiro de 2007 devido a uma fratura do colo do fémur, provocada por uma queda na casa de sua filhaEleonora aonde estava morando. Uma infecção generalizada por causa de má internação veio a causar Falência Múltipla dos Órgãos. Foi cremada em Vila Alpina no dia 27 de fevereiro de 2007.
 
A artista plástica Ana Cláudia Oiticica, filha da atriz, acusou publicamente o hospital de incúria, acusação que a direção do mesmo refutou.
 
Televisão
 
1985 - Jogo do Amor (SBT)
1982 - Campeão ... Sônia (Rede Bandeirantes)
1982 - Ninho da Serpente ... Júlia (Rede Bandeirantes)
1981 - Os Adolescentes ... Conceição (Rede Bandeirantes)
1980 - Dulcinéa Vai à Guerra ... Lucrécia (Rede Bandeirantes)
1979 - Gaivotas ... Elisa (TV Tupi)
1977 - Nina ... Angélica
1975 - Gabriela ... Sílvia Bastos
1973 - Cavalo de Aço ... Catarina
1968 - Legião dos Esquecidos ... Maria (TV Excelsior)
1968 - As Professorinhas ... Leonor (Rede Record)
1966 - Redenção (TV Excelsior)
1966 - As Minas de Prata ... Luiza de Paiva (TV Excelsior)
 
Cinema
 
1982 - Dora Doralina
1981 - Bonitinha, Mas Ordinária
1979 - Killer Fish
1979 - O Caso Cláudia
1979 - Os Noivos
1977 - O Desconhecido
1971 - Uma Verdadeira História de Amor
1970 - A Moreninha
1940 - Pureza
 
 
Principais Peças
 
2001 - O Telescópio
1996 - Rasto Atrás
1994 - Vestido de Noiva
1974 - Anti-Nélson Rodrigues
1966 - Manhãs de Sol
1959 - O Soldado Tanaka
1957 - Perdoa-me Por Me Traíres
1954 - Senhora dos Afogados
1953 - A Falecida
1938 - Romeu e Julieta
 
Entre outras, num total de 29 peças teatrais.