VIOLETA FERRAZ
(79 anos)
Atriz
* Lisboa, Portugal (1903)
+ Rio de Janeiro, RJ (04/11/1982)
Veio de Portugal para o Brasil com a Companhia Vidigal de Teatro e depois largou-a para trabalhar durante anos no circo.
Grande atriz cômica do teatro de revista português, nascida em Lisboa, radicou-se no Brasil e estreou no cinema em 1938 no filme Está Tudo Aí! dirigido porMesquitinha, que também atuou no filme. Iniciou sólida carreira em filmes importantes como Pinguinho de Gente (1947) e Quero Essa Mulher Assim Mesmo (1962).
Com grande talento, principalmente para comédias, entre as personagens que interpretou, pelo menos uma é clássica: a masculinizada Madame Pau Pereiraem É Fogo na Roupa, de Watson Macedo.
Destacando-se nas chanchadas da Atlântida a partir da década de 40, mesmo tendo reduzido a intensidade de suas apresentações, continuou popular nos anos 60 e 70.
Violeta Ferraz divertia o público com sua persona histriônica, em que sua atuação vinha sempre marcada por muitas caras e bocas inacreditáveis e um humor pra lá de escrachado. Em 1954, a atriz foi contratada por Zilco Ribeiro, quando contribuiu com sua graça, contracenando com Pituca e Sônia Mamede.
Violeta era mãe de Raul Tabajara, importante radialista brasileiro, o primeiro a transmitir uma partida de futebol pela televisão.
Violeta Ferraz faleceu aos 79 anos, em 4 de novembro de 1982.