Biografia de JOSÉ ANTÔNIO AZEVEDO LEÃO

Prefeito de Breves

José Antônio Azevedo Leão, mais conhecido como “Xarão Leão”, é o atual prefeito de Breves, tendo sido reeleito para o mandato de 2013 a 2016.

José Antônio Azevedo Leão nasceu, em 02 de outubro de 1963, no Distrito de Curumu, interior do município de Breves, filho de Venâncio Alves Leão e Marina Azevedo Leão. É o quarto de uma família de seis irmãos: José Ivan, Eline, José Ivanil, José Antônio, Silvana e Eraldo.

Ainda criança, Xarão Leão começou a acompanhar seu pai no comércio viajante, percorrendo os rios e furos da região das Ilhas vendendo gêneros diversos e transportando passageiros e cargas diversas (açaí, madeira, palmito etc.).

Quando ele tinha sete anos de idade, mudou-se com seus pais para a cidade para estudar no Ginásio Miguel Bitar, que era a melhor escola. Em seguida, mudou-se com seus irmãos para Belém para estudarem no Colégio Ideal, administrado pelo Engenheiro João Messias Filho (filho do ex-prefeito Dr. João Messias dos Santos).

Da primeira união com Hedinamar Santana Rocha Silva Leão teve três filhos: Gustavo, Graziele e Grabriel. Da segunda união com Andrea Melo teve dois filhos: Andrei e Sophia.

Quando Xarão Leão foi indicado para concorrer, em 2008, ao cargo de Prefeito isso gerou certo espanto de parte da população de Breves. Ele era uma pessoa do povo, alguém sem atuação em cargo público, sem laços partidários fortes. Isso contribuiu bastante para uma imagem diferente perante o eleitor.

Foi eleito pela primeira vez para mandato de 2009 a 2012, quando realizou importantes ações.

A cidade de Breves ainda não tinha se recuperado totalmente da crise pelo fechamento das madeireiras. Uma ação importante que contribuiu para superação dessa situação aconteceu em 2009, com a inauguração da agência bancária da Caixa Econômica Federal, o que possibilitou a entrega de Bolsas e benefícios sociais. Em 2013, aconteceu a inauguração da agência do Banco Bradesco, o que também favoreceu na distribuição de benefícios sociais. Atualmente existem em Breves mais de 20 mil beneficiários nos mais diferentes programas. Ressalta-se que esse gigantesco volume de recursos financeiros advindos desses programas assistenciais e de seguridade social dinamizaram a economia local de Breves e municípios vizinhos, proporcionando melhoria das condições de vida dos marajoaras.

Em 2010, a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) se instalou no município, e atualmente sob a direção do Administrador Arley Duarte dos Santos está chegando ao número de 2 mil alunos matriculados em 11 cursos de Graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo). Hoje o polo da UNOPAR de Breves é considerado um dos dez melhores em qualidade de ensino, além de ocupar a quarta posição em número de alunos entre todos os polos do Brasil. Desde que assumiu seu mandato, Xarão Leão apoiou essa importante instituição de ensino superior.

Entretanto, o que realmente marca seu governo são as obras de construção e reforma de dezenas de Escolas, com destaque para construção de oito quadras de esporte. Também foram construídos e reformados diversos postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro da Mulher e creches.

A ampliação da iluminação pública e a pavimentação de diversas ruas, avenidas e travessas mudaram a paisagem urbana, tornado o ambiente mais bonito e aconchegante, além de facilitar o trabalho de limpeza urbana e trazer maior segurança para os munícipes.

Na cidade de Breves, a maior obra do primeiro mandato foi certamente a reforma da Praça do Operário, que se tornou o espaço público mais belo e aconchegante de Breves. A Praça do Operário é a maior lembrança vida do que a BISA representou para a economia brevense. Ela foi construída no antigo pátio de estocagem da madeireira BISA, e foi batizada em homenagem as centenas de famílias dos operários que trabalharam durante décadas na venda e beneficiamento de madeira.

Na zona rural, a obra de maior destaque foi a construção da Casa Familiar Rural (CFR), em fevereiro de 2011, na comunidade Bom Jesus, às margens do rio Mapuá. Ela é toda estruturada em alvenaria, e conta com alojamentos para alunos e professores, além de salas de aula, copa, cozinha, banheiros e área de aprendizado. Essa ótima estrutura permite que visitantes e pesquisadores visitem a RESEX Mapuá e conheçam melhor o modo de vida das comunidades locais.

Ainda no final do ano de 2011, com o desmembramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agricultura (SEMARHA) foram criadas três Secretarias Municipais, a saber: Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMUPA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Além dessas três Secretarias, nessa mesma época foi criada a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU). Essas novas pastas abriram espaço para fortalecimento das políticas públicas municipais.

No que se refere a gestão administrativa e financeira, vale destacar a aprovação dos planos de carreira dos servidores da educação, da saúde e da administração, que promoveu uma valorização do quadro funcional em âmbito municipal.

Na área da cultura se destaca a Marcha pra Jesus. Desde que surgiu em Breves, a Marcha pra Jesus tem se fortalecido, com a presença cada vez maior de diversos segmentos cristãos reunindo milhares de fiéis numa manifestação pública de adoração e louvor. Em 2014, esse evento religioso consolidou-se como uma das maiores manifestações populares – fato que corrobora com o crescimento das correntes protestantes no estado do Pará e do Brasil.

Além das ações da Prefeitura Municipal, nos últimos anos, a sociedade brevense foi privilegiada por importantes feitos dos governos estadual e federal. Em 2009, a Universidade Federal do Pará (UFPA) criou o Campus Universitário de Breves, que antes era apenas um núcleo vinculado ao Campus de Soure. A sede Regional da EMATER foi inaugurada em 29 de maio de 2010, sob comando do Engenheiro Agrônomo Marinaldo Gemaque Machado. A Secretaria Estadual de Saúde realizou em agosto de 2010 a inauguração do Hospital Regional do Marajó. Em maio de 2013, o governo estadual realizou a inauguração do Centro de Recuperação de Breves (CRB).

Em agosto de 2013, aconteceu o evento “Marajó Nós Podemos”, sob coordenação da atual Secretária Municipal de Administração Maila Machado Costa, que reuniu centenas de pessoas na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Nesse grandioso evento foram apresentados os “Objetivos Do Milênio (ODM)”. Nessa data, a gestão municipal se comprometeu na intensificação das ações para alcançar essas importantes metas dos ODM.

Cerca de 10 anos atrás, Breves e todo Marajó se viram abaladas pelo fechamento de inúmeras empresas madeireiras, com grande repercussão na mídia local e estadual. Mas, no final de 2013, o Escritório Local do IBAMA fechou as portas e poucas pessoas ficaram sabendo do acontecido.

Em 15 de maio de 2014, aconteceu o maior evento da atual gestão, que foi realizado pelo Secretário Municipal de Pesca (SEMUPA), Sr. João Joaquim Feliz Barbosa, em parceira com a Colônia de Pescadores Z-62 e Associação de Pescadores e Pescadoras de Breves (ASPEPAB). Esse evento que contou com a presença do Ministro da Pesca, Sr. Eduardo Benedito Lopes, foram entregues as primeiras “Carteiras do Pescador” com tecnologia digital. Como desdobramento da programação foi realizado o cadastramento de novos pescadores com entrega de mais de 500 novas Carteiras.

Xarão Leão tem um jeito calmo e tranquilo para falar e atender aos cidadãos. É dessa maneira que ele também conduz sua equipe de Secretários e Assessores. Essa é uma característica de sua família que tem tradição na área comercial, sempre lidando com pessoas de todas as classes econômicas, desde os ribeirinhos, classe média, até a elite brevense. Por meio de uma gestão popular e com ampla base de apoio político-partidário, Xarão está deixando sua marca na história de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 14/07/2014
Código do texto: T4881901
Classificação de conteúdo: seguro