proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-LxlJ_5ANTQE%2FUw12Dhx2KrI%2FAAAAAAAAtVA%2FV7JAxW-_xG4%2Fs200%2FJorge%2BCury%2B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
JORGE CURY
(65 anos)
Radialista e Locutor Esportivo
* Caxambu, MG (25/02/1920)
+ Caxambu, MG (23/12/1985)
PEIXES
 
Jorge Cury foi radialista e locutor esportivo brasileiro. Filho do comerciante José Kalil Cury e de Maria Cury, teve oito irmãos, entre os quais, o cantor, compositor e humorista Ivon Curi e o também radialista Alberto Cury.
 
Iniciou sua carreira numa emissora local de sua cidade natal, Caxambu, MG, em 1942. No ano seguinte, teve a chance de fazer um teste para a Rádio Nacional, onde, aprovado, permaneceu até 1972, quando se transferiu para a Rádio Globo.
 
Jorge Cury foi um dos maiores locutores de seu tempo, ao lado de Oduvaldo CozziWaldir Amaral Doalcey Bueno de Camargo. Além de locutor esportivo, também conduziu o programa dominical de calouros "A Hora do Pato".
 
Jorge Cury narrou nove copas do mundo e as primeiras corridas de Emerson Fittipaldi.
 
Em 1984 foi demitido da Rádio Globo e no final da última partida, entre Vasco X Botafogo, que narrou na rádio, fez uma despedida e um desabafo contra os dois diretores que o demitiram, Paulo Cesar Ferreira e Jorge Guilherme, sendo substituído por Washington Rodrigues e José Carlos Araújo. Em seu desabafo ele disse abertamente ter sido "tocaiado" por esses diretores citando o título de uma obra de Jorge Amado.proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-RXnydQQJN-4%2FUw12Q5cDrsI%2FAAAAAAAAtVI%2F2zlxy7G37iQ%2Fs1600%2FJorge%2BCuri%2Bsentado%2Bao%2Blado%2Bde%2BWaldir%2BAmaral.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Jorge Curi e Waldir Amaral
Seus bordões principais foram:
 
  • "Passa de passagem", é golaço!!!"
    "É a última volta do ponteiro!"
    "Ultrapassa a linha divisória do gramado!"
    "Fim de papo!" (Ao final do jogo)
 
 
 
Seus longos gritos de "Gooooooollll" ecoavam por toda a cidade. No Maracanã, nas portarias dos prédios e nos radio de pilha, como marca registrada de uma época.
 
Jorge Cury morreu vítima de um acidente automobilístico próximo a Caxambu, MG, para onde se dirigia para os festejos de Natal e de Ano Novo do ano de 1985. Pouco antes, ele havia se transferido para a Rádio Tupi.