ROMANTISMO - CASTRO ALVES

CASTRO ALVES

ANTONIO DE CASTRO ALVES

* 1847 – NA FAZENDA Cabeceira, freguesia de Muritiba, Comarca de Cachoeira, Bahia, perto de Curralinho

+ 1871 – Salvador

VIDA

1864 –Matricula-se na Faculdade de Direito de Recife

1867 – conclui Gonzaga ou a Revolução de Minas

- Deixa a Bahia e vai para Recife onde conhece Eugênia Câmara

- estréia a peça Gonzaga – grande êxito

1868 – entra no terceiro ano da Faculdade de Direito de São Paulo

- amante da caça – fere o pé com um tiro acidental

1870 – lançamento de Espumas Flutuantes

1871 – morre em Salvador de tuberculose aos 24 anos

1871 – Início da Terceira Geração Romântica com Espumas Flutuantes

- desde moço ocupou tribunas. Escreveu e interessou-se por questões sociais

- viveu a época agitada da Guerra do Paraguai e participou da Campanha Abolicionista

- Representa a última tendência do nosso Romantismo, sob influência de Vitor Hugo, conhecido no Brasil como condoreirismo

- seus escritos traduzem sua realidade interior, fremente e impulsiva, projetada na experiência amorosa e na visão do mundo exterior, impregnada da ideologia do romantismo social.

OBRAS

- Espumas Flutuantes, publicadas na Bahia em 1871 – poesia

- Gonzaga ou a Revolução de Minas – 1871 – drama – teatro

- A cachoeira de Paulo Afonso – Bahia – 1876 – poesia

As Obras Completas de Castro Alves, organizadas por Afrânio Peixoto compreendem dois tomos:

Tomo I

1 – Espumas Flutuantes

2 – Hinos do Equador

Agora chamam-se Poesias Coligidas

Tomo II

3 – Os Escravos

Escrava Maria, noiva de Lucas. Violentada pelo filho do patrão, este só escapou à morte quando Lucas soube ser, ele mesmo, irmão do rapaz. Maria e Lucas se matam na cachoeira.

4 – Gonzaga ou a Revolução de Minas

Drama histórico, abolicionista escrita para a atriz Eugênia de Castro. Foi representado na Bahia em 1867.

5 – Relíquias

Ensaios em prosa, conforme documentos autênticos

6 – Correspondência

Espumas Flutuantes foi a única publicação em vida do autor.

Sua poesia tem caráter inovador, por ser social, épica, lírica.

CRÍTICA

- maior poeta romântico brasileiro

- poesia amorosa (lírica) social

- cantor dos escravos, defendeu o ideal abolicionista. Poeta dos Escravos, Poeta da Abolição.

- usa aposto, apóstrofe, vocativo, metáforas, antíteses (de maneira exaustiva)

- gosto oratório e retórico. Verbosidade, gosto pela palavra.

- poesia dinâmica:horror ao estático

- sensualidade plástica móvel. Rompe com os preconceitos da época

- poeta romântico: um canto de liberdade

- poeta para ser recitado

- criou a paisagem brasileira, o estilo brasileiro, o tema social brasileiro (José Oiticica)

COMPOSIÇÕES FAMOSAS

Hebréia

Adormecida

Boa Noite

A Queimada

Tirana de Lucas

Vozes D’Africa

O Navio Negreiro

Apontamentos para Vestibular