Biografia de RAIMUNDO OLIVEIRA MATOS

Vice-prefeito de Xarão Leão (1º mandato)

Raimundo Oliveira Matos foi vice-prefeito durante a primeira gestão de Xarão Leão, de 2009 a 2012.

Nasceu em Breves, em 7 de julho de 1952, filho de José de Matos Rezende e Maria Oliveira Matos.

É casado com Raimunda Leão Matos e pai de Robson Cristiano, Núbia Virgília, Carta Tereza, Raimundo Júnior e José Neto.

Começou a trabalhar aos 14 anos de idade, como pescador na Boca de Breves, local onde nasceu.

Em 1970, mudou-se para a cidade para estudar no Ginásio Miguel Bitar, onde concluiu o curso secundário.

Fez o curso técnico na área de Direito Administrativo municipal, o que contribuiu para que ocupasse o cargo de serventuário de Justiça (escrivão do Cartório do 2º Ofício), tornando-se titular em 1992, função que exerce até hoje.

Foi eleito como Vereador por duas vezes consecutivas nos anos 80. O primeiro mandato foi de 1983 a 1988, durante a gestão do Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira, e a segunda de 1989 a 1992, durante a gestão do Prefeito Domingos de Moura Rebelo. Em ambas as eleições Raimundo Matos foi o candidato mais votado. Como fruto dessa ótima repercussão nas urnas, por dois biênios foi Presidente da Casa de Leis, ocasião em que também presidiu a Constituinte da Lei Orgânica de Breves, em 1989.

Destaca-se nesse período o intenso trabalho realizado por Raimundo Matos no apoio a criação de inúmeras entidades do terceiro setor (Associações, Cooperativas etc.). Foi um dos fundadores da Associação dos Vereadores da Ilha de Marajó (AVIM). Também contribuiu para fundação do Lions Clube de Breves.

Raimundo Matos também é reconhecido pela sua atuação no esporte. Em sua juventude era jogador do Esporte Clube Santana, e também exerceu o cargo de presidente dessa importante instituição.

Nas eleições de 1998, Raimundo Matos se candidatou a Deputado Estadual, ficando como primeiro suplente.

Em 2004, voltou a concorrer ao cargo de Vereador, sendo eleito com sucesso para seu terceiro mandato, durante a segunda gestão do Prefeito Luiz Furtado Rebelo (2005 a 2008).

Nas eleições de 2008, Raimundo Matos concorreu como vice-prefeito ao lado de José Antônio Azevedo Leão, e transferiu seus votos para seu filho, Advogado Robson Cristiano Leão Matos que se elegeu como Vereador.

Após esse período, retornou ao seu trabalho como Escrivão no Cartório do 2º Ofício, mas sem deixar de lado sua atuação política e social em Breves.

Aos 56 anos idade tem muito do que se orgulhar. Com muito esforço conseguiu formar todos os seus filhos, e também concluiu o curso superior de Licenciatura em Letras e pós-graduação em Políticas Públicas, ambos pela UFPA.

Raimundo Oliveira Matos é certamente um dos profissionais e políticos mais conhecidos e experientes dessa parte do Marajó. Ele já foi experimentado nas urnas em diferentes cargos e pleitos, chegando por várias vezes com sucesso ao final da contagem dos votos.

Ao longo de sua intensa jornada de trabalho e militância política em mais de 30 anos, Raimundo Matos conquistou uma imensidão de amigos e companheiros, tornando-se assim um dos cidadãos brevenses mais conhecidos em todos os quatros cantos da cidade, e também perante as lideranças de inúmeras comunidades ribeirinhas de Breves e municípios vizinhos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 08/07/2014
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T4874515
Classificação de conteúdo: seguro