Biografia do Empresário DOTH CUSTÓDIO

Vice-prefeito de Gervásio Bandeira (2º mandato)

Carlos Alberto Gonçalves Custódio, mais conhecido como “Doth Custódio”, foi vice-prefeito durante a segunda gestão de Gervásio Bandeira Ferreira, de 1997 a 2000.

Doth Custódio nasceu, em dia 18 de maio de 1965, na Vila Santa Maria às margens do rio Buiussú, interior do município de Breves (Ilha de Marajó – PA), filho de Nilo Custódio e Osmarina Gonçalves.

Na zona rural trabalhou em fábrica de palmito, fez lavoura de arroz e também estudou até a 3ª série do ensino fundamental (antigo 1º grau).

Aos quinze anos mudou-se para zona urbana, matriculando-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emerentina Moreira de Souza, na qual cursou até a 4ª série. Logo em seguida transferiu-se para o Ginásio Miguel Bitar, onde concluiu o ensino fundamental. Em 1989, ingressou no ensino médio na Escola Odízia Corrêa Farias, fazendo parte da turma pioneira no Curso Técnico em Agropecuária.

Casou-se com Maria Ciraene Sousa Barbosa, com quem tem três filhos: Carlos Alberto Gonçalves Custódio, Carla Kerman Barbosa Custódio (ambos advogados) e Renan Custódio.

Começou a trabalhar como office-boy da Prefeitura – esse foi o seu primeiro emprego no serviço público. Desde então, galgou vários cargos, sempre deixando sua marca. Passou pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), transferindo-se posteriormente para Junta de Serviço Militar, trabalhando ao lado de Jolenas Jubercas Nascimento e Raimundo Firmino Rosa. Em 1991, entregou seu cargo público e iniciou sua carreira de comerciante.

No ramo comercial, Doth Custódio teve grande sucesso, tornando-se bastante conhecido, o que lhe conduziu a vida política. Nessa época, ele recebeu convite de várias pessoas influentes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo escolhido por unanimidade dentro do partido como candidato a Vice-Prefeito de Breves, fato este confirmado nas urnas da eleição de 1996, quando foi eleito com o Advogado Gervásio Bandeira Ferreira para mandato de 1997 a 2000.

Doth Custódio possui uma grande família de comerciantes e prestadores de serviço, que sempre o apoiam nos seus negócios e na política. Ele é uma pessoa cheia de ideias e sonhos. Gosta de ser protagonista de ações, não se conformando com os bastidores da gestão pública. Por isso, nas duas eleições municipais seguintes (2000 e 2004), concorreu ao cargo de Prefeito.

No dia 10 de outubro de 2001, foi o idealizador da Fundação Breves de Desenvolvimento Social (FUNBREDES), que possuía um ônibus para levar serviços de assistência e cultura para as comunidades carentes.

Em 2011, Doth Custodio foi responsável pela implantação da Associação Comunitária Educativa de Radiodifusão de Breves (ACERB), que possui uma variada programação com radialistas experientes, como: Alcino Leite, Neo, ComeHouse e Rai Batista.

Ao longo de sua vida, ele já recebeu algumas homenagens: em 1994 foi eleito o Empresário do Ano pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Breves (ACIAB), em 2000 recebeu a Comenda Irmãos Breves, num belíssimo evento em homenagem aos 150 de emancipação do município.

Doth gosta de se reunir com amigos e companheiros para assistir campeonatos esportivos, aonde debate e faz planos para o futuro político do Marajó. Desde que iniciou sua carreira pública, nunca deixou de trabalhar para colocar em prática muitos de seus projetos e alcançar seu maior sonho: tornar-se Prefeito de Breves.

Atualmente Doth Custódio exerce a função de Vereador, eleito no pleito de 2012, pelo Partido da Republica – PR.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/07/2014
Reeditado em 19/09/2021
Código do texto: T4871554
Classificação de conteúdo: seguro