Biografia de JOSÉ SILVA CAETANO

Vice-prefeito de Carlos Estácio (2º mandato)

José Silva Caetano foi vice-prefeito durante o segundo mandato do radialista Carlos Antônio Gonçalves Estácio, de 1993 a 1996.

José Silva Caetano nasceu, em 14 de fevereiro de 1946, no rio Limão no Distrito do Curumu, interior de Breves (Ilha de Marajó – PA), filho do seringueiro Genésio Caetano de Oliveira e Raimunda Silva Rocha. É o terceiro de uma família de dez irmãos e irmãs.

Quando tinha apenas nove meses de vida, seus pais se mudaram para uma propriedade às margens do rio Parauau, defronte da cidade de Breves. Trabalhavam no cultivo de roçado, na extração e comércio de madeira.

Quando completou 18 anos de idade, José Silva Caetano ingressou no serviço público, como Fiscal estadual, sendo nomeado durante o governo de Jarbas Passarinho. Naquela época, também foi designado com a função de arrecadar fundos para os cofres públicos municipais, durante a gestão de três prefeitos: Sebastião Hortas Félix, Floriano Pinto Gonçalves e Dr. João Messias dos Santos.

Por causa desse importante serviço, José Silva Caetano se tornou bastante conhecido, vindo daí o convite para ingressar na política.

Nessa época também aconteceu outro marco em sua vida. Ele conheceu uma bela jovem, Maria Selma dos Santos Caetano, com quem se casou e teve seis filhos.

José Silva Caetano foi vereador de Breves durante três mandatos consecutivos. De 1973 a 1976, durante a gestão do Prefeito Wilson Câmara Frazão compôs a base de sustentação de seu governo, chegando ocupar a Presidência da Câmara de Vereadores de 12 de junho de 1975 a 13 de setembro de 1979.

Depois foi reeleito para o mandato de 1977 a 1982, quando compôs a base de apoio do Prefeito Carlos Antônio Gonçalves Estácio.

Foi reeleito para seu terceiro mandato de 1983 a 1988, durante a gestão do Advogado Gervásio Bandeira Ferreira.

Em 1992, José Caetano recebeu novo convite de seu amigo e companheiro da política, o radialista Carlos Estácio, para disputarem juntos nas eleições daquele ano. Após uma disputa acirrada, eles venceram o pleito de modo que Caetano completaria ao final do mandato 20 anos de exercício como representante do povo brevense.

Em 1993, José Silva Caetano articulou a doação de um terreno às margens do rio Parauau, no bairro Cidade Nova, para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que construiu a Casa de Apoio da Estação Científica Ferreira Penna. Atualmente, esse prédio antigo funciona como base dos trabalhos do IBAMA e ICMBIO na proteção dos recursos naturais nessa região de furos e florestas do Marajó.

Após deixar o cargo de vice-prefeito, José Caetano tem se dedicado a atividade de sua família, comércio e beneficiamento de madeira, além de conduzir um estaleiro na produção de embarcações.

José Silva Caetano tem uma grande família e possui dezenas de amigos e companheiros que acompanharam as duas décadas de atuação política e sua longa jornada de vida e trabalho em prol do desenvolvimento econômico de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 05/07/2014
Reeditado em 05/07/2014
Código do texto: T4870745
Classificação de conteúdo: seguro