RENATO RESTIER
(64 anos)
Ator
* Santana do Livramento, RS (24/02/1920)
+ São Paulo, SP (01/08/1984) - PEIXES
2Q==2Q==
Filho da atriz Hortência Santos e do ator Procópio Ferreira, portanto meio-irmão deBibi Ferreira, Renato Restier começou sua carreira aos 21 anos, contratado daRádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro. Ele chegou a gravar dois discos mas largou a música e entrou para o teatro mambembe. A primeira grande oportunidade lhe foi dada pelo pai, Procópio Ferreira, na peça Tudo Por Você, também um dos primeiros espetáculos de Bibi Ferreira.
9k=
No cinema, estreou em 1950 como um vilão em O Pecado de Nina. Foi contratado pela Atlântida e passou a interpretar a maior parte das produções do estúdio, quase sempre vivendo vilões nas chanchadas, ao lado de astros como Oscarito,Grande Otelo e José Lewgoy.
 
Em 1962 ele veio para São Paulo, contratado pela TV Record e estreou em programas humorísticos e novelas. Foi depois para a TV Tupi onde fez as telenovelas As Divinas e Maravilhosas e Um Dia, o Amor, e para a TV Globo onde trabalhou nos programas de Chico Anysio e nas novelas Sinal de Alerta e Maria, Maria.
 
Participou também de vários programas humorísticos, o último deles foiReapertura, no SBT.
 
Morreu vítima de um câncer no pulmão depois de uma carreira de 45 anos que o transformou em um dos mais famosos vilões do cinema brasileiro.