RENATO RESTIER
(64 anos)
Ator
* Santana do Livramento, RS (24/02/1920)
+ São Paulo, SP (01/08/1984) - PEIXES
Filho da atriz Hortência Santos e do ator Procópio Ferreira, portanto meio-irmão deBibi Ferreira, Renato Restier começou sua carreira aos 21 anos, contratado daRádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro. Ele chegou a gravar dois discos mas largou a música e entrou para o teatro mambembe. A primeira grande oportunidade lhe foi dada pelo pai, Procópio Ferreira, na peça Tudo Por Você, também um dos primeiros espetáculos de Bibi Ferreira.
No cinema, estreou em 1950 como um vilão em O Pecado de Nina. Foi contratado pela Atlântida e passou a interpretar a maior parte das produções do estúdio, quase sempre vivendo vilões nas chanchadas, ao lado de astros como Oscarito,Grande Otelo e José Lewgoy.
Em 1962 ele veio para São Paulo, contratado pela TV Record e estreou em programas humorísticos e novelas. Foi depois para a TV Tupi onde fez as telenovelas As Divinas e Maravilhosas e Um Dia, o Amor, e para a TV Globo onde trabalhou nos programas de Chico Anysio e nas novelas Sinal de Alerta e Maria, Maria.
Participou também de vários programas humorísticos, o último deles foiReapertura, no SBT.
Morreu vítima de um câncer no pulmão depois de uma carreira de 45 anos que o transformou em um dos mais famosos vilões do cinema brasileiro.