015° - Eurico Gaspar Dutra
 Eurico Gaspar Dutra Exército Brasileiro

15º Presidente do Brasil Brasil
Mandato31 de janeiro de 1946
a 31 de janeiro de 1951
Vice-presidenteNereu Ramos
Antecessor(a)José Linhares
Sucessor(a)Getúlio Vargas
Ministro da Guerra do Brasil 
Brasil
Mandato5 de dezembro de 1936
a 29 de outubro de 1945
Antecessor(a)João Gomes Ribeiro Filho
Sucessor(a)Pedro Aurélio de Góis Monteiro
Vida
Nascimento18 de maio de 1883
Cuiabá, Mato Grosso, Império do Brasil
Morte11 de junho de 1974 (91 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Dados pessoais
CônjugeCarmela Dutra
PartidoPSD
ProfissãoMilitar
Assinatura
Assinatura de Eurico Gaspar Dutra
Serviço militar
Serviço/ramoExército Brasileiro
Graduação
Marechal.gif
Marechal
Comandos1ª Região Militar

proxy?url=http%3A%2F%2Fwww.dec.ufcg.edu.br%2Fbiografias%2Fpbegdu0g.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*  Presidente da república brasileira (1946-1951) nascido em Cuiabá, MT, que assumiu o governo em 31 de janeiro, juntamente com a abertura dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, em clima da mais ampla liberdade (1946). Ingressou no Exército (1902), na Escola Preparatória e Tática de Rio Pardo, RS. Pela atitude coletiva de revolta contra a vacinação obrigatória, toda a sua turma foi desligada da Escola Militar de Porto Alegre (1908). Anistiado, foi readmitido em seguida na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Casou-se (1914) com D. Carmela Leite Dutra, viúva de um capitão e alcançou o generalato (1932) depois de se distinguir na repressão à revolução constitucionalista de São Paulo, embora não tenha participado das revoltas anteriores (1922/1924/1930). Promovido a general-de-divisão (1935), foi nomeado comandante da I Região Militar, do antigo Distrito Federal, e nesse ano comandou a resistência à intentona comunista de 27 de novembro, no Rio de Janeiro. Nomeado (1936) ministro da Guerra, permaneceu nesse posto até o fim do governo de Getúlio Vargas (1945), quando se afastou para se candidatar à presidência da república. No ministério, construiu a Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN, a Escola de Estado-Maior, a Escola Técnica do Exército e o palácio da Guerra. Apoiou a implantação do Estado Novo (1937) e organizou a Força Expedicionária Brasileira, a FEB, que lutou na Itália. Neste período passou a defender o restabelecimento o regime democrático no Brasil.o que levou à fundação da União Democrática Nacional, a UDN. Com o fim da censura à imprensa e a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à sucessão de Vargas. As forças políticas que apoiavam o ministro fundaram o Partido Social Democrático (PSD), e o lançaram candidato para disputar a eleição. Os dois candidatos puseram-se contra Vargas, que foi deposto e o poder entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares. Vargas e amigos fundaram Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, e apoiou seu ex ministro, assegurando-lhe uma fácil vitória. Em um governo sem oposição, completou a institucionalização do regime, organizou o Conselho Nacional de Economia, o Tribunal Federal de Recursos e as Comissões de Planejamento Regional. Fechou os cassinos (1946), o Tribunal Superior Eleitoral considerou fora da lei o PCB (1947) e rompeu relações com a União Soviética (1948). Criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a CHESF, com a construção da usina de Paulo Afonso. Criou da indústria petrolífera e asfaltou a primeira grande rodovia do país, a Rio-São Paulo, que recebeu seu nome, e aberta a Rio-Bahia. Na política externa, reforçou a aliança com os Estados Unidos. Deixou o governo em 31 de janeiro (1951) e morreu no Rio de Janeiro, 23 anos depois.
Figura copiada do site oficial da PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: