proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-S9DCnQXAIl0%2FUkebjNhZ_RI%2FAAAAAAAAmc0%2FL8GfFKXOjMk%2Fs320%2FOscar%2BCastro-Neves%2B(Capa).jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
OSCAR CASTRO NEVES
(73 anos)
Cantor, Compositor, Instrumentista, Arranjador, Produtor Musical e Diretor Musical
* Rio de Janeiro, RJ (15/05/1940)
+ Los Angeles, Estados Unidos (27/09/2013) - TOURO
 
Oscar Castro Neves ou, como é conhecido internacionalmente, Oscar Castro-Neves, foi um cantor, instrumentista, arranjador, compositor, produtor musical e diretor musical brasileiro. Como Antônio Carlos Jobim e João GilbertoOscar Castro-Neves é considerado por muitos uma das figuras que ajudaram a estabelecer o movimento da bossa nova no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos.
Oscar Castro-Neves foi um dos mais bem-sucedidos arranjadores do cenário musical, tendo se destacado no Brasil ainda na década de 1950, quando teve a oportunidade de contribuir com 
Antônio Carlos JobimVinicius de Moraes e outros cânones da bossa nova. Entre as canções de sucesso "Onde Está Você?" e "Morrer de Amor".
 
Na década seguinte, apesar da hegemonia do movimento no país, Oscar Castro-Neves se mudou para Los Angeles, onde passou a viver até a morte, apesar das constantes vindas à cidade natal.
 
O seu primeiro instrumento foi um cavaquinho, enquanto o seu primeiro grupo musical foi uma parceria com seus irmãos: o pianista Mário, o baixista Iko e o baterista Léo. Estava formado então o conjunto Irmãos Castro Neves, um dos grupos precursores da bossa nova. Seu primeiro sucesso foi com "Chora Tua Tristeza" , aos 16 anos de idade.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-yAlA0iSHv5U%2FUkeb2wybl5I%2FAAAAAAAAmc8%2F82Bgt8iTUuc%2Fs400%2FOscar%2BCastro-Neves%2B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Em 1962, estava junto com Antônio Carlos Jobim na histórica apresentação noCarnegie Hall, em Nova York. Em seguida iniciou uma turnê junto a Stan Getz eSérgio Mendes. Ele continuou trabalhando com diversos músicos bem conceituados, entre eles: Yo-Yo MaMichael JacksonBarbra StreisandStevie WonderJoão GilbertoLee RitenourAirto MoreiraToots ThielemansJohn KlemmerDiane Schuur, entre muitos outros.
 
Oscar Castro-Neves participava das famosas reuniões musicais realizadas na casa de Nara Leão, frequentadas também por Carlos LyraRoberto Menescal,Ronaldo BôscoliChico Feitosa, entre outros integrantes da bossa nova.
 
Nos anos de 1970 e no início de 1980, participou do conjunto musical de Paul Winter. Por 7 anos, Oscar Castro-Neves dirigiu um programa de músicas brasileiras no Hollywood Bowl. Com uma audiência que superava 14 mil pessoas, o programa homenageava grandes nomes da fusão "Jazz-Bossa" e era televisionado globalmente.
 
Atualmente vivia em Los Angeles, na Califórnia, aonde trabalha como orquestrador de trilha sonora de longa-metragens, e inclui em seu curriculum filmes como "Blame It On Rio" e "Sister Act 2: Back In The Habit".
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-QDnGbwtjZ8g%2FUkecKeXNOGI%2FAAAAAAAAmdE%2FnuQeqSGFaZI%2Fs400%2FOscar%2BCastro-Neves%2B3.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Morte
 
Oscar Castro-Neves faleceu na sexta-feira, 27/09/2013, aos 73 anos, em virtude de complicações decorrentes de um câncer, em Los Angeles, Estados Unidos. A notícia, no entanto, só foi divulgada no sábado, 28/09/2013. O compositor lutava contra a doença, instalada no estômago, há mais de um ano.
 
O irmão dele, Pedro Paulo, divulgou uma mensagem sobre a morte de Oscar Castro-Neves:
 
"A todos os amigos, amigos músicos, membros da família, temos nós, Mario, Maria Lina e eu, irmãos e irmã de Oscar, a tristeza de anunciar seu pacífico falecimento ontem à noite, dia 27 de setembro 2103 em Los Angeles, Califórnia, tendo ao seu lado sua amada esposa, Lorry e queridas filhas, Bianca e Felicia. Nosso inesquecível Oscar nos deixou com muito amor para o Eter".
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-OQg3IHU0xs8%2FUkecYnP5jtI%2FAAAAAAAAmdM%2Fe8ggyndvj4U%2Fs400%2FOscar%2BCastro-Neves%2B5.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Discografia
 
 
  • 2006 - All One
    2003 - Playful Heart
    1998 - Brazilian Days (Com Paul Winter)
    1997 - The John Klemmer And Oscar Castro-Neves Duo
    1993 - Tropical Heart
    1991 - More Than Yesterday (Com Teo Lima)
    1989 - Maracujá
    1987 - Oscar!
    1987 - Brazilian Scandals