Pereira Passos
(76 anos)
Engenheiro e Político
* São João Marcos, RJ (29/08/1836)
+ Em Viagem (12/03/1913) - VIRGEM
Francisco Pereira Passos foi um engenheiro brasileiro e prefeito da cidade do Rio de Janeiro entre 1902 e 1906, nomeado pelo presidente Rodrigues Alves.
Filho de Antônio Pereira Passos, Barão de Mangaratiba, e de Clara Oliveira. Até os 14 anos foi criado na Fazenda do Bálsamo, em São João Marcos, atualmente distrito de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro.
Em março de 1852 ingressou na então Escola Militar, atual Escola Politécnica daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Universidade do Brasil, onde se formou em 1856 como Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas o que lhe dava o Diploma de Engenheiro Civil. Foi colega de turma de Benjamin Constant.
Em março de 1852 ingressou na então Escola Militar, atual Escola Politécnica daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, antiga Universidade do Brasil, onde se formou em 1856 como Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas o que lhe dava o Diploma de Engenheiro Civil. Foi colega de turma de Benjamin Constant.
Estudou na França de 1857 ao final de 1860, onde assistiu a reforma urbana de Paris promovida por Georges-Eugène Haussmann. A estada em Paris lhe exerceu profunda influência, que iria dedicar-se à engenharia ferroviária e ao urbanismo.
Em seu retorno ao Brasil, em 1860, Pereira Passos dedicou-se à construção e expansão da malha ferroviária brasileira, sob a demanda da economia cafeeira. Participou da construção da ferrovia Santos-Jundiaí (1867), do prolongamento daEstrada de Ferro Dom Pedro II até o São Francisco (1868), foi consultor técnico doMinistério da Agricultura e Obras Públicas (1870).
Voltou à Europa em 1871, na companhia do Barão de Mauá, como inspetor do Governo Imperial. Na Europa, estudou o sistemas ferroviários europeus e se inspirou na estrada de ferro suiça, a que subia o Monte Righi com inclinações de até 20%, para a executar o prolongamento da estrada de ferro da serra de Petrópolis. Sistema que seria ainda usado posteriormente na primeira estrada turística do Brasil, a Estrada de Ferro Corcovado. Dirigiu na mesma época oArsenal de Ponta da Areia, a convite do Barão de Mauá, produzindo trilhos, vagões, etc.
Foi nomeado engenheiro do Ministério do Império em 1874, cabendo a Pereira Passos acompanhar todas as obras do governo imperial. Integrou a comissão que iria apresentar o plano geral de reformulação urbana da capital, incluindo o alargamento de ruas, construção de grandes avenidas, canalizações de rios entre outras medidas urbanas e sanitárias. O levantamento realizado de 1875 a 1876, seria a base do futuro plano diretor da cidade, posto em prática em sua administração como prefeito.
Retornou à Europa em 1880 e permaneceu em Paris até 1881. Nesta época frequentou cursos na Sorbonne e no Collége de France. Visitou fábricas, siderúrgicas, empresas de transporte e obras públicas na Europa. Ainda em 1881 tornou-se consultor da Compagnie Générale de Chemins de Fer Brésiliens, para acompanhar a construção de uma linha ferroviária no Paraná, ligando o porto de Paranaguá à Curitiba.
No seu retorno ao Brasil, mudou-se para o Paraná e somente após a inauguração da ferrovia em 1882, retornou à capital. Em seu retorno, assumiu a presidência da Carris de São Cristóvão, substituindo Visconde de Taunay.
Após restruturar a empresa, em 1884, Pereira Passos propõe aos acionistas a aquisição do projeto do italiano Giuseppe Fogliani, para a construção de uma grande avenida. Apesar da aprovação dos acionistas e da licença para construção obtida, o projeto não saiu do papel. No entanto, essa seria mais uma antecipação do que viria a ocorrer em sua gestão como prefeito 20 anos depois: a abertura da Avenida Central.
O prefeito Pereira Passos posando para Rodolpho Bernadelli
(Fonte: Foto Malta. Arquivo IHGB, Rio de Janeiro)
No seu retorno ao Brasil, mudou-se para o Paraná e somente após a inauguração da ferrovia em 1882, retornou à capital. Em seu retorno, assumiu a presidência da Carris de São Cristóvão, substituindo Visconde de Taunay.
Após restruturar a empresa, em 1884, Pereira Passos propõe aos acionistas a aquisição do projeto do italiano Giuseppe Fogliani, para a construção de uma grande avenida. Apesar da aprovação dos acionistas e da licença para construção obtida, o projeto não saiu do papel. No entanto, essa seria mais uma antecipação do que viria a ocorrer em sua gestão como prefeito 20 anos depois: a abertura da Avenida Central.
O prefeito Pereira Passos posando para Rodolpho Bernadelli
(Fonte: Foto Malta. Arquivo IHGB, Rio de Janeiro)
Panorama do Rio de Janeiro no Início do Século XX
No início do século XX, o Rio de Janeiro passava por graves problemas sociais, decorrentes, em grande parte de seu rápido e desordenado crescimento, alavancado pela imigração européia e pela transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
Na ocasião em que Pereira Passos assumiu a prefeitura da cidade, o Rio de Janeiro, com sua estrutura de cidade colonial, possuía quase 1 milhão de habitantes carentes de transporte, abastecimento de água, rede de esgotos, programas de saúde e segurança.
No centro do Rio de janeiro, a Cidade Velha e adjacências, eclodiam habitações coletivas insalubres (cortiços), epidemias de febre amarela, varíola, cólera, conferindo à cidade a fama internacional de porto sujo ou Cidade da Morte, como se tornara conhecida.
A reforma urbana de Pereira Passos, período conhecido popularmente como "Bota-abaixo", visou o saneamento, o urbanismo e o embelezamento, dando ao Rio de Janeiro ares de cidade moderna e cosmopolita.
Monumento ao Prefeito Francisco Pereira Passos
Prefeito
Nomeado prefeito pelo presidente Rodrigues Alves, ao lado de Lauro Müller, Paulo de Frontin e Francisco Bicalho, promoveu uma grande reforma urbanística na cidade, com o objetivo de transformá-la numa capital nos moldes franceses.
Inspirado nas reformas de Georges-Eugène Haussmann, em quatro anos Pereira Passos transformou a aparência da cidade: aos cortiços (locais serviam de moradia para aqueles que não seriam benquistos na "cidade higienizada") e às ruas estreitas e escuras, sobrevieram grandes bulevares, com imponentes edifícios, dignos de representar a capital federal.
Alargamento e Abertura de Ruas:
Com a finalidade de saneamento e ordenação da malha de circulação viária,Pereira Passos demoliu casarões, abriu diversas ruas e alargou outras. O alargamento das ruas permitiu o arejamento, ventilação e melhor iluminação do centro e ainda a adoção de uma arquitetura de padrão superior.
Foram abaixo todos os prédios paralelos aos Arcos da Lapa e o Morro do Senado, a fim de liberar passagem para a Avenida Mem de Sá. Para a abertura da Avenida Passos, foi demolido o Largo de São Domingos. Após a conclusão do alargamento da Rua da Vala, atual Rua Uruguaiana, em 1906, que custou a demolição de todo o casario de um dos lados da rua, esta passou a abrigar as melhores lojas do início do século.
Foi também em sua administração que ocorreram as obras de abertura das avenidas Beira-Mar e Atlântica, além do alargamento da Rua da Carioca, Rua Sete de Setembro, dentre outras obras.
Avenida Central:
Pereira Passos idealizou e realizou a Avenida Central, com 1.800 metros de comprimento e 33 metros de largura, a atual Avenida Rio Branco, um dos mais importantes logradouros da cidade ainda hoje, a exercer o papel de centro econômico e administrativo. É considerada um dos marcos de sua administração.
Avenida Beira Mar:
As obras da Avenida Beira Mar, iniciadas logo que assumiu, foram inspecionadas pessoalmente. Esta ligaria o centro da cidade até o Morro da Viúva. A avenida foi uma forma eficiente de ligar as extremidades da cidade, sendo esta ligação reforçada posteriormente pela abertura de túneis.
Cidade Maravilhosa
Após as obras de Pereira Passos e o trabalho do sanitarista Oswaldo Cruz o Rio de Janeiro perdeu o apelido de Cidade da Morte, ganhou o título de Cidade Maravilhosa e realizou a Exposição Nacional de 1908, idealizada pelo presidenteAfonso Pena para festejar o Centenário da abertura dos portos.
Aspectos Sociais na Gestão Pereira Passos
Apesar das melhorias sanitárias e urbanísticas, o plano de Pereira Passosimplicou alto custo social, com o início das formações de favelas na cidade.
A reforma promoveu uma grande valorização do solo na área central, ainda ocupada parcialmente pela população de baixa renda. Cerca de 1.600 velhos prédios residenciais foram demolidos. A partir destas demolições, a população pobre do centro da cidade se viu obrigada a morar com outras famílias, a pagar altos aluguéis ou a mudar-se para os subúrbios, uma vez que foram insuficientes as habitações populares construídas em substituição às demolidas.
Parte considerável da imensa população atingida pela remodelação permaneceu na região e nos morros situados no centro da cidade - Providência, Santo Antonio, entre outros - outrora pouco habitados, sofreram uma rápida ocupação habitacional proletária. Surgiram as favelas, que marcariam a configuração da cidade até os dias de hoje.
Principais Obras da Gestão de Pereira Passos
1903 - Inauguração do Pavilhão da Praça XV
1903 - Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos) até a Rua Marechal Floriano
1903 - Inauguração do Jardim do Alto da Boa Vista
1903 a 1904 - Alargamento da antiga Rua da Prainha (atual Rua do Acre)
1904 - Construção do Aquário do Passeio Público
1904 - Obras na Rua 13 de Maio
1905 - Início da Construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado em 1909)
1905 - Inauguração da nova estrada da Tijuca
1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Marechal Floriano até o Largo de Santa Rita
1905 - Alargamento da Rua do Catete
1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala)
1905 - Inauguração da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), marco de sua administração
1905 - Decreto para a construção da Avenida Atlântica, em Copacabana
1905 - Inauguração da Escola-Modelo Tiradentes
1905 - Abertura da Rua Gomes Freire de Andrade
1905 - Abertura da Avenida Maracanã
1906 - Alargamento da Rua da Carioca
1906 - Inauguração da fonte do Jardim da Glória
1906 - Inauguração da nova Fortaleza na Ilha de Lage
1906 - Inauguração do palácio da exposição permanente de São Luiz (futuro Palácio Monroe)
1906 - Conclusão das obras de melhoramento do porto do Rio de Janeiro e do Canal do Mangue
1906 - Inauguração das obras de melhoramento e embelezamento do Campo de São Cristóvão
1906 - Aterramento das praias do Flamengo e Botafogo, com construção de jardins
1906 - Inauguração do alargamento da Rua Sete de Setembro , entre as avenidas Central e Primeiro de Março
1906 - Inauguração da Avenida Beira-Mar
1906 - Reforma do Largo da Carioca
1906 - Construção do Pavilhão Mourisco, em Botafogo
1906 - Construção do Restaurante Mourisco, próximo à estação das barcas, no Centro
1906 - Melhorias no abastecimento de água da cidade
1903 - Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos) até a Rua Marechal Floriano
1903 - Inauguração do Jardim do Alto da Boa Vista
1903 a 1904 - Alargamento da antiga Rua da Prainha (atual Rua do Acre)
1904 - Construção do Aquário do Passeio Público
1904 - Obras na Rua 13 de Maio
1905 - Início da Construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado em 1909)
1905 - Inauguração da nova estrada da Tijuca
1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Marechal Floriano até o Largo de Santa Rita
1905 - Alargamento da Rua do Catete
1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala)
1905 - Inauguração da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), marco de sua administração
1905 - Decreto para a construção da Avenida Atlântica, em Copacabana
1905 - Inauguração da Escola-Modelo Tiradentes
1905 - Abertura da Rua Gomes Freire de Andrade
1905 - Abertura da Avenida Maracanã
1906 - Alargamento da Rua da Carioca
1906 - Inauguração da fonte do Jardim da Glória
1906 - Inauguração da nova Fortaleza na Ilha de Lage
1906 - Inauguração do palácio da exposição permanente de São Luiz (futuro Palácio Monroe)
1906 - Conclusão das obras de melhoramento do porto do Rio de Janeiro e do Canal do Mangue
1906 - Inauguração das obras de melhoramento e embelezamento do Campo de São Cristóvão
1906 - Aterramento das praias do Flamengo e Botafogo, com construção de jardins
1906 - Inauguração do alargamento da Rua Sete de Setembro , entre as avenidas Central e Primeiro de Março
1906 - Inauguração da Avenida Beira-Mar
1906 - Reforma do Largo da Carioca
1906 - Construção do Pavilhão Mourisco, em Botafogo
1906 - Construção do Restaurante Mourisco, próximo à estação das barcas, no Centro
1906 - Melhorias no abastecimento de água da cidade
Foi presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
Construção da Estrada de Ferro do Corcovado (a primeira estrada de ferro turística do Brasil)
Construção da Estrada de Ferro do Corcovado (a primeira estrada de ferro turística do Brasil)
Morte
Pereira Passos morreu a bordo do navio Araguaia, quando viajava do Rio de Janeiro para a França no dia 12/03/1913.