Pedro Ludovico
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-cVv0Ykeodu0%2FTlWrvDIejEI%2FAAAAAAAACuU%2FN54kDz6yJTk%2Fs320%2FPedro%252BLudovico%252BTeixeira.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA
(87 anos)
Político
* Cidade de Goiás - Goiás Velho, GO (23/10/1891)
+ Goiânia, GO (16/08/1979) - ESCORPIÃO
 
Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1915). Um dos líderes daRevolução de 1930 em Goiás, interventor federal no estado (1930-1933) e governador de 1935 a 1937, foi responsável direto pela mudança da capital da Cidade de Goiás para Goiânia.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-H9oYbdKJOBA%2FTlWsSG88rhI%2FAAAAAAAACug%2FoeihLuEcRyU%2Fs320%2FPedro%2BLudovico%2BTeixeira6%252527.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*Pedro Ludovico Teixeira, político goiano, fazia parte do núcleo de oposição em Goiás que se esboçava em Rio Verde, Inhumas e Anápolis, contra o poderio político dos Caiado.
 
Pedro Ludovico reuniu um grupo de 120 voluntários de Goiás e Triângulo Mineiro com a intenção de invadir o sudoeste goiano. Perto de Rio Verde, Pedro Ludovico foi preso pelas tropas caiadistas (04/10/1930), sendo solto logo que chegou a notícia em Goiás da vitória da revolução.
 
O objetivo político do governo dePedro Ludovico era impulsionar a ocupação do Estado de Goiás, direcionando os excedentes populacionais para os espaços demográficos vazios na tentativa de aumentar a produção econômica.
 
A implantação de tal projeto só seria possível com a garantia de uma infra-estrutura básica ligando a região Centro-Oeste a região Sul do Brasil.
As Medidas Adotadas Por Pedro Ludovico
 
  1. Mudança da capital
    Construção de estradas internas
    Reforma agrária
    Marcha para o Oeste
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-pPCxZKmOJ04%2FTlWsEEANUQI%2FAAAAAAAACuc%2F-hAk3UnekFk%2Fs400%2FLudovico%2BTeixeira1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 3 de outubro de 1933 como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930.
 
Pedro Ludovico foi Deputado Constituinte da Constituição de 1946.
 
Interventor federal pela segunda vez (1937-1945) e governador eleito (1951-1954), além de ser senador eleito por duas vezes (1955-1962 e 1962-1970), em 1968, estava na vice-presidência do Senado Federal quando teve o mandato cassado e suspensos seus direitos políticos por dez anos, em 1969 pelo AI-5.
 
A antiga Rua 26, atualmente Rua Dona Gersina Borges, abriga uma casa que faz parte da história do povo goiano. Lá morou o fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeiraque iniciou sua construção em 1934, tendo concluído a obra em 1937. A arquitetura em Art-Déco, em voga na época, marca o prédio até hoje conservado assim como o deixou seu proprietário.
 
Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual foi transformada em museu em 1987. Distribuído por toda residência está o acervo, constituído de 1836 peças. São porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais e objetos de uso pessoal. Dois mil livros e oitocentos documentos originais datados dos anos vinte até a década de setenta, compőem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O acervo iconográfico contém um mil, cento e quarenta e duas fotos, formando importante registro histórico.