Paulo Vanzolini
PAULO EMÍLIO VANZOLINI
(89 anos)
Zoólogo e Compositor
* São Paulo, SP (25/04/1924)
+ São Paulo, SP (28/04/2013) - TOURO
Paulo Emílio Vanzolini foi um zoólogo e compositor brasileiro, autor de famosas canções como "Ronda", "Volta Por Cima" e "Na Boca da Noite".
Filho do engenheiro Alberto Vanzolini, aos quatro anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde seu pai construiu, no bairro da Tijuca, o prédio doInstituto de Educação. Durante os dois anos em que passou a infância no Rio de Janeiro, começou a tomar gosto pelos programas musicais que ouvia no rádio. Veio a Revolução de 1930 e a família voltou para São Paulo, onde seu pai foi ser professor da Escola Politécnica.
A paixão pelo samba surgiu desde que tinha dez anos de idade. Cursou o primário no Instituto Rio Branco e depois concluiu o ginásio numa escola pública estadual. Gostava de ir aos bailes na sede do Glorioso Futebol Clube, perto de sua casa, e lá se sentava ao lado da orquestra, somente para ouvir música. Na adolescência começou a frequentar rodas de malandros, cultivando desde então uma combinação peculiar entre boemia e paixão pelos estudos. O interesse por zoologia de vertebrados levou-o a cursar a Faculdade de Medicina onde se diplomou em 1947.
Em 1942 ingressou na Faculdade de Medicina. Junto com um grupo de estudantes, passou a frequentar as rodas boêmias e a compor seus primeiros sambas.
Em 1944, seu primo Henrique Lobofoi ser locutor da Rádio América e o convidou para trabalhar no programa"Consultório Sentimental", apresentado pela atriz Cacilda Becker, com quem o compositor fez amizade. Participava no programa como o Drº Edson Gama, falando aos ouvintes sobre receitas para emagrecer. Saindo da casa dos pais, pois queria ganhar a vida com seu próprio sustento, foi morar no Edifício Martinelli, onde estreitou os laços com a boemia. No prédio, havia até um táxi-dancing, que Paulo Vanzolini e os amigos frequentavam de graça, fazendo amizade com os músicos e com as dançarinas.
Entre 1944 e 1945 foi servir o exército no quartel do Ibirapuera, na Cavalaria, apesar das cicatrizes na perna em conseqüência das operações sofridas na adolescência por um grave problema nos ossos. Mas por essa época, já estava cansado de ser tratado pela família como um rapaz doente. Tornou-se professor doColégio Bandeirantes e ingressou como pesquisador no Museu de Zoologia, daUniversidade de São Paulo, onde viria a exercer o cargo de diretor cerca de vinte anos mais tarde.
Casou-se, em 1948, com Ilze, então secretária da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e com quem teria cinco filhos, entre os quais o diretor de cinema e vídeo, e sócio da Conspiração Filmes, Tony Vanzolini.
No final da década de 1940, embarcou com a esposa para os Estados Unidos e lá tornou-se Doutor em Zoologia, pela Universidade de Harvard. Nos Estados Unidos, conviveu com músicos de jazz em Nova Orleans.
Diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, entre 1963 e 1993, tornou-se um dos zoólogos mais respeitados pela comunidade científica internacional. Aposentado compulsoriamente, continuou ainda a desenvolver suas pesquisas no Museu, trabalhando de segunda a sábado. No Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, organizou uma das maiores coleções de répteis do mundo. Com o próprio dinheiro montou um biblioteca sobre o mesmo tema.
Em 1951, por insistência do amigo Geraldo Vidigal, publicou pelo Clube de Poesia o livro "Lira de Paulo Vanzolini". No mesmo ano, compôs o samba "Ronda".
Em 1953, foi convidado por Raul Duarte para trabalhar na TV Record, produzindo os programas de Aracy de Almeida. Nesse ano, o cantor Bola Sete fez a primeira gravação de "Ronda", acompanhado por Garôto e Meneses, nas cordas, Mestre Chiquinho no acordeão e Abel Ferreira na clarineta.
Em 1959, o violonista José Henrique, dono da Boate Zelão, mostrou o samba "Volta Por Cima" ao cantor Noite Ilustrada, que o lançou em 1963, pela Philips, com estrondoso sucesso. Nesse mesmo ano Paulo Vanzolinifoi nomeado diretor do Museu de Zoologia.
Em novembro de 1967, Luís Carlos Paraná, da Boate Jogral, e Marcus Pereira, dono de uma agência de publicidade, resolveram produzir um LP com as composições inéditas de Paulo Vanzolini, conhecidas apenas por seus amigos frequentadores das mesmas rodas de samba.
Paulo Vanzolini é um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que com seu trabalho aumentou a coleção de répteis de cerca de 1,2 mil para 230 mil exemplares.
Paulo Vanzolini adaptou a Teoria dos Refúgios a partir de estudos conjuntos com o geomorfologista Aziz Ab'Saber e com o americano Ernest Williams. Refúgio foi o nome dado ao fenômeno detectado nas expedições de Paulo Vanzolini pela Amazônia, quando o clima chega ao extremo de liquidar com uma formação vegetal, reduzindo-a a pequenas porções. Assim formam-se espaços vazios no meio da mata fechada.
Morte
Paulo Vanzolini morreu no domingo, 28/04/2013, aos 89 anos, às 23:35 hs., vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite de quinta-feira, 25/04/2013, dia do seu aniversário, na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Paulo Vanzolini deixou a mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.
O velório, reservado a familiares e amigos, será na manhã de 29/04/2013, no Albert Einstein. O enterro deve ocorrer durante a tarde, no Cemitério da Consolação. Enterro e velório são fechados ao público.
Táxons Nomeados Em Sua Homenagem
- Alpaida vanzolinii Levi, 19884 -- (Arachnida, Araneidae)
Alsodes vanzolinii (Donoso-Barros, 1974)5 -- (Amphibia, Cycloramphidae)
Amphisbaena vanzolinii Gans 19636 -- (Reptilia, Amphisbaenidae)
Anolis vanzolinii (Williams, Orces, Matheus, Bleiweiss 1996)7 -- (Reptilia, Polychrotidae)
Cochranella vanzolinii Taylor & Cochran 19538 -- (Amphibia, Centrolenidae)
Dendrobates vanzolinii Myers, 19829 -- (Amphibia, Dendrobatidae)
Exallostreptus vanzolinii Hoffman 198810 -- (Diplopoda, Spirostreptidae)
Gymnodactylus vanzolinii Cassimiro & Rodrigues 200911 -- (Reptilia, Phyllodactylidae)
Hylodes vanzolinii Heyer 198212 -- (Amphibia, Hylodidae)
Liophis vanzolinii Dixon 198513 -- (Reptilia, Colubridae)
Nausigaster vanzolinii Andretta & Carrera 195214 -- (Insecta, Syrphidae)
Phrynomedusa vanzolinii Cruz 199115 -- (Amphibia, Hylidae)
Psittoecus vanzolinii Guimarães 197416 -- (Insecta, Philopteridae)
Saimiri vanzolinii Ayres 198517 -- (Mammalia, Primates, Cebidae)
Vanzosaura Rodrigues 199118 -- (Reptilia, Gymnophthalmidae)
Documentários
Paulo Vanzolini filmou três documentários com o diretor Ricardo Dias, de cujo pai era amigo. Os dois primeiros sobre o seu trabalho como zoólogo e o terceiro sobre sua obra musical.
Representações
Indicado para integrar o Grupo de Trabalho encarregado de propor e acompanhar o desenvolvimento de atividades relacionadas com o conhecimento, conservação e utilização sustentável da diversidade biológica (Portaria nº 3 do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal), como Membro Titular, representante da comunidade científica - 1994.
Prêmios
- Set/1994 - Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil.
- Out/2004 - Prêmio Professor Emérito 2004 - Troféu Guerreiro da Educação - Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e Governo do Estado de São Paulo.
- Em agosto de 2008, o cientista e compositor foi também premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova York, em virtude de suas contribuições para o progresso da ciência. O mesmo prêmio foi dado a três outros cientistas brasileiros, em outras áreas além da biologia.
Títulos Honoríficos
- Abr/2007 - Pesquisador Emérito - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Discografia
- 1967 - Onze Sambas e Uma Capoeira (Vários Intérpretes)
1974 - A Música de Paulo Vanzolini
1981 - Por Ele Mesmo
2003 - Acerto de Contas
Livros Publicados
- Lira de Paulo Vanzolini
1981 - Tempos de Cabo (Ilustrações de Aldemir Martins)
An Annotated Bibliography Of The Land And Fresh-Water Reptiles Of South America (1758-1975) - v. I - MZUSP, 1977 - 186 páginas
An Annotated Bibliography Of The Land And Fresh-Water Reptiles Of South America (1758-1975) - v. II - MZUSP, 1978 - 316 páginas