IVAN SETTA
(55 anos)
Ator e Dramaturgo
* RJ (1946)
+ RJ (06/04/2001)
 2Q==
Popularmente conhecido como um grande intérprete de bandidos, o ator começou a carreira no teatro em 1966. A estréia aconteceu em peças infanto-juvenis no Tablado, sob a direção de Maria Clara Machado. A partir da década de 70, Setta passou a atuar também no cinema. Entre os destaques estão A Dama do Lotação, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia e Tiradentes.

Em 1973, o ator descobriu outra vocação. Setta virou dramaturgo e escreveu, junto com sua irmã, Vera Setta, e com Dudu Continentino, a peça Verbenas de Seda. Mas foi na televisão que Setta tornou-se popular e ganhou a fama de mau. Nove entre dez de seus personagens eram vilões. Participou de sucessos como O Rebu, Senhora, Sem Lenço, sem Documento, Feijão Maravilha e Roque Santeiro. O último trabalho na tevê foi em 1998 na extinta Rede Manchete, na novela Mandacaru.

Morreu de câncer generalizado em 06 de abril de 2001 aos 55 anos no Instituto Nacional do Câncer. Setta deixou a viúva Sandra Schaeppi e quatro filhos. Entre eles, a caçula Rebecca, de apenas cinco meses de idade.

Ivan Setta é tio de Morena Baccarin, que em 2009 estrelou a série "V", que foi ao ar pela ABC nos Estados Unidos e estreia em abril de 2010 no Brasil pela Warner Channel.