ROMANTISMO - FAGUNDES VARELA
LUIS NICOLAU FAGUNDES VARELA
* 1841 – Rio Claro – Rio de Janeiro
+ 1875 – em Niterói
VIDA
Quando criança esteve em Goiás, mais tarde residiu em Angras dos Reis, Petrópolis e São João Marcos no Rio de Janeiro.
1862 – Faculdade de Direito em São Paulo
- casa-se e tem um filho que morre com três meses
1865 – Faculdade de Direito em Recife
- abandona o curso e volta ao sul
- vida boêmia
CARACTERÍSTICAS
- misantropia (perda do filho e mulher)
- poesia da natureza
- panteísta
- obra irregular – talento cheio de altos e baixos (Edgar Cavaleiro)
- poesia de sentimento religioso, dramas morais e dores
- lirismo amoroso (experiência)
- tom simples, comunicativo, espontâneo, puro
- virtuosidade de expressão
- autor de transição entre a geração byroniana e a condoreira
OBRAS
Noturnas – 1863
Cântico do Calvário – 1863 – tema elegíaco - para seu filho morto em 11 de dezembro,
uma das mais belas elegíadas em língua portuguesa
Vozes da América – 1864 – poesia
Cantos e Fantasias – 1865
Cantos Meridionais – 1869
Cantos do Ermo e da Cidade – 1869
Anchieta ou Evangelho na Selva – 1875 – poesia religiosa em 10 cantos
Contos Religiosos e Diário de Lázaro – 1880 – obras póstumas, em colaboração com Ernestina Varela
O Estandarte Auri-Verde – 1864 – sobre a questão anglo-brasileira. Metáforas – característica do Romantismo Byroniano – pomba predileta, mar de angústia, ramo de esperança.
Juvenília – conjunto de poesias famosas. Pendão Auri-Verde – poesia patriótica - Versos soltos – dedicados a Juarez, herói mexicano. Apresentam traços condoreiros.
COMENTÁRIO
- Fagundes Varela não abusou do palavrório. É mestre no verso branco.
- Evolução poética: fase inicial – patriótica, sem grande importância, fase boêmia, com os acadêmicos de São Paulo; fase do lirismo da natureza e fase religiosa (Manuel Bandeira).
COMPOSIÇÕES FAMOSAS
A Flor do Maracujá : “Pelas rosas, pelos lírios”
Estâncias “O que eu adoro em ti são teus olhos”
Juvenília
Cântico do Calvário
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