REINOLD CORREIA DE OLIVEIRA
(62 anos)
Cantor
* Joinville, SC (01/03/1913)
+ Rio de Janeiro, RJ (20/12/1975) - PEIXES
Reinold Correia de Oliveira, conhecido como Nuno Roland, foi um dos grandes cantores da época de ouro do rádio brasileiro.
Desde pequeno, manifestava senso rítmico e o gosto de cantar. Assim, de calças-curtas, tocava caixa e tarol na banda da cidade paranaense de Teixeira Soares. Com 13 anos, mudou-se para Porto União, em Santa Catarina, onde trabalhou como balconista, telegrafista e bancário.
Depois de servir o Exército em 1931, a convite de um cunhado, mudou-se para Passo Fundo, RS. Iniciou sua carreira artística e conseguiu emprego como cantor e baterista num cassino da cidade.
Na Revolução de 1932, alistou-se como voluntário no 7º Batalhão de Caçadores de Porto Alegre. Veio com sua tropa para São Paulo e nessa ocasião, ficou amigo de outro soldado, Lupicínio Rodrigues, que era crooner da Jazz Band do Batalhão.Nuno Roland relembrava sempre ter sido um dos primeiros a cantar as composições de Lupicínio Rodrigues.
Numa apresentação do Jazz-Band na Rádio Gaúcha, Nuno Roland se destacou e recebeu um contrato da rádio, ainda como Reinold de Oliveira.
Em 1934, tentou a sorte em São Paulo e atuou na Rádio Record na base de cachês, mas poucos dias depois a turma do Regional de Garoto o levou à Rádio Educadora Paulista, daí advindo um contrato. Sobressaiu-se logo como um dos grandes cantores de São Paulo, já com o nome artístico de Nuno Roland, por sugestão do diretor da Rádio Educadora Paulista.
Ainda em 1934, fez seu primeiro disco, na Odeon: "Pensemos Num Lindo Futuro / Cantigas De Quem Te Vê". Só voltou a gravar em 1937, na Colúmbia, 2 discos com 4 musicas.
De 1937 a 1941, voltou à Odeon, fez em 1941 apenas 1 disco com 2 músicas naRCA Victor, e só retornou as gravações em 1944, na Continental. Ao todo, foram 47 discos com 87 músicas, sem contar as muitas gravações como integrante doTrio Melodia e os LPs.
Em 1936 mudou-se para o Rio de Janeiro onde assinou contrato com a Rádio Nacional, a fim de compor o elenco pioneiro, desde a sua inauguração, em 12/09/1936, dela nunca se desligando.
Também foi crooner, de 1937 a 1948, da orquestra do Copacabana Palace Hotel. Dentre seus sucessos, devem ser citados "Iracema", "O Primeiro", "Mil Corações","Rosali", "Ao Som das Balalaicas" e "Fim de Semana em Paquetá". Com Carmen Miranda, gravou "Nas Cadeiras da Baiana".
Também foi um campeão de carnavais: "Clodomira", "Pirata da Perna de Pau","Tem Gato Na Tuba", "Serenata Chinesa", "Tem Marujo no Samba" (Com Emilinha Borba) e "Lancha Nova".
Nuno Roland é um cantor que merece ser sempre lembrado e reconhecido como um dos grandes intérpretes de nossa música popular.