Bobby Kennedy
ESCORPIÃONascimento20 de novembro de 1925
Brookline, Massachusetts,
Estados Unidos
Morte6 de junho de 1968 (42 anos)
Los Angeles, Califórnia,
Estados Unidos
ProgenitoresMãe: Rose E. Fitzgerald
Pai: Joseph P. Kennedy
ESCORPIÃONascimento20 de novembro de 1925
Brookline, Massachusetts,
Estados Unidos
Morte6 de junho de 1968 (42 anos)
Los Angeles, Califórnia,
Estados Unidos
ProgenitoresMãe: Rose E. Fitzgerald
Pai: Joseph P. Kennedy
Robert Francis Kennedy - Político estadunidense nascido em Brookline, Massachusetts, que como o irmão mais velho, John Kennedy, que acompanhou ativamente a crise dos mísseis cubanos, atuou ativamente no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos e, inditosamente, teve a carreira política abreviada assassinado. De uma família tradicional na política, rica e de formação católica, era um dos sete filhos de Joseph P. Kennedy e Rose Kennedy e cresceu em uma mansão de Riverdale, New York e em Hyannis Port, Massachusetts.Foi educado na Bronxville School e depois na Riverdale Country School. Quando seu pai foi nomeado embaixador em Londres (1937), estudou na Gibbs School for Boys, na Sloane Street, London, mas voltou aos USA por causa da iminência da II Guerra (1938). Entrou para a St. Paul's School (1939), depois Portsmouth, Rhode Island, e Milton, Massachusetts. Interrompeu os estudos (1943) para servir na U.S. Naval Reserve durante a II Guerra Mundial. Na Harvard (1946) concluiu o curso de graduação (1948) e doutorou-se em direito (1951) pela University of Virginia School of Law, em Charlottesville. Casou-se (1950) com Ethel Skakel na St. Mary's Roman Catholic Church, em Greenwich, Connecticut. Foi advogado da divisão de criminologia do Departamento de Justiça (1951-1952) e distinguiu-se como advogado da comissão que investigou o jogo organizado, na década corrente, tendo sido um dos primeiros a combater a Máfia. Deixou o cargo (1960) para dirigir a vitoriosa campanha eleitoral do irmão John, do qual foi o colaborador mais próximo. Nomeado pelo irmão presidente procurador-geral da república, exerceu com brilhantismo a função (1961-1963), dedicando-se aos temas relacionados com os direitos humanos e à luta contra a discriminação racial. Após o assassinato do irmão, foi mantido no cargo pelo presidente Lyndon Johnson. Deixou o cargo e elegeu-se senador por Nova York (1964) e passou a criticar a escalada militar que o presidente empreendeu no Vietnã. Disputou (1968) com Eugene McCarthy e com o vice-presidente Humphreya indicação à presidência pelo Partido Democrata. As qualidades de líder, a campanha pelos direitos civis e a posição contrária à guerra do Vietnam credenciavam-no a disputar, com toda a probabilidade de êxito, a presidência dos Estados Unidos. Estava em campanha e após vencer a eleição primária da Califórnia, foi assassinado por um imigrante palestino, Sirhan Bishara Sirhan, no Ambassador Hotel, em Los Angeles, Califórnia, aos 42 anos, e foi enterrado ao lado de seu irmão, John, no Arlington National Cemetery. Desapareceu tragicamente mas as suas palavras continuam tão atuais como nunca, pela sua coragem política, pelo seu percurso e pela esperança que transmitiu a milhões de americanos.