Z
Billie Holiday - 44 ANOS - 

(Filadélfia7 de Abril de 1915 — Nova Iorque17 de Julho de1959) - ÁRIES 
 

 Eleanora Fagan - Artista estadunidense nascida no gueto negro de Baltimore, Maryland, considerada a melhor cantora de jazz de sua geração e, na opinião de seus admiradores e de muitos críticos, a melhor de todos os tempos. Filha de Sadie Fagan e do guitarrista Clarence Holiday, seus pais eram adolescentes quando ela nasceu: o pai tinha 15 anos e a mãe, 13, e sofreu tudo o que se poderia esperar na vida de uma menina americana negra e pobre. 
images?q=tbn:ANd9GcRC_UPmZ5ixvmVGAOBfUoQ2z3CkoofCCK3euA52deMfaJy66dpmKoQGenf8
Conheceu o jazz inicialmente ao ouvir gravações de Louis Armstrong e Bessie Smith, aos doze anos quando trabalhava prestando serviços de limpeza doméstica em um prostíbulo. Sem nenhum treino vocal, começou a cantar em obscuras boates do Harlem, em Nova York (1931), e após ser ouvida pelo produtor John Hammond, logo fez sua primeira gravação (1933) pelas mãos de Benny Goodman. Depois de algumas excursões com as orquestras de Artie Shaw e Count Basie, onde demonstrou ser uma cantora de estilo marcante e forte personalidade, conquistou o aplauso unânime por sua singular dicção e fraseado de grande intensidade dramática. Criou sofisticados efeitos musicais e conheceu o auge de sua carreira como intérprete (1936-1943), durante sua relação profissional e amorosa com o saxofonista Lester Young. Em decadência envolveu-se no consumo de drogas que a levaria à morte. Publicou uma autobiografia, Lady Sings the Blues (1956), escrita em colaboração com o jornalista William Dufty, e morreu em Nova York, ainda jovem e no auge do sucesso.
images?q=tbn:ANd9GcS-1_U0rmevZfa0k9YsITR884gjh2QFNvGjrqz5gSbx4m_FBKYEimages?q=tbn:ANd9GcS-1_U0rmevZfa0k9YsITR884gjh2QFNvGjrqz5gSbx4m_FBKYE