Balbino
Imperador romano
Emperor Balbinus - Ephesus Museum (2).JPG
Busto de Balbino, no Museu de Éfeso

Governo
Reinado
22 de abril - 29 de julho de 238(com Pupieno, e em oposição ao Maximino Trácio)
AntecessorGordiano I e II
SucessorGordiano III
Vida
Nome completoDécio Caelio Calvino Balbino
Nascimentoc. 165 - 11-04- ÁRIES 
Morte29 de julho de 238 (73 anos)
Roma

proxy?url=http%3A%2F%2Fwww.dec.ufcg.edu.br%2Fbiografias%2Firbalpu1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*Imperador romano (238) de origem patrícia, um dos governantes do período denominado da Anarquia Militar, ou dos imperadores soldados, que durou meio século (235-285), iniciado no governo de Maximino Trácio (235-238), de efêmero mandato, indicado pelo Senado, juntamente com o general Marcos Clódio Pupieno Máximo, na confusão que se seguiu à queda do pró-cônsul Gordianus I e seu filho e co-regente Gordianus II, que haviam se proclamados imperadores na África (238). Embora reconhecidos pelo Senado, foram mortos pelos soldados do usurpador Maximino I, enquanto este marchava para invadir a Itália. Era a primeira vez que o grande pontificado vinha a ser partilhado em igualdade de poderes. Com a derrota e a morte de Maximino I, o poder dos dois imperadores senatoriais parecia assegurado, mas a guarda pretoriana, insatisfeita, invadiu o palácio e assassinou os dois noventa e nove dias depois de sua ascensão ao poder, e foram substituídos por Gordiano III (238-244) indicado para césar e que governou em um período onde o trono foi reclamado por Sabiniano (240).
Figura copiada do site NOMISMATIKE:
Ritratto_di_balbino,_238_(cropped_enhanced).jpgimages?q=tbn:ANd9GcQkfGq5ukn8gA9Rg0yKeobIBVFCk6xtYVYQNRpUKHppJt72GWBhaoXlxA