Átila
Medalha da época do renascimento com a inscrição "Atila, Flagelum Dei" Governo Reinado434–453 ConsorteKreka AntecessorBleda e Ruga SucessorEllac Vida Nascimento406 - MONGOLIA Morte453 (47 anos)-HUNGRIA. PaiMundzuk
A Festa de Átila, do pintor húngaro Mór Than, na Galeria Nacional Húngara. Baseia-se no fragmento de Prisco de Pânio, que o representa de branco na parte direita, segurando seu livro de história.
Rei dos hunos, povo do leste europeu, nascido em local desconhecido, que passou para a História como o Flagelo de Deus. Com a morte do tio Roas (433), assumiu o trono com seu irmão,Bleda. No ano seguinte, atacaram Constantinopla e assinaram um tratado com o imperador Teodósio II que lhes rendia 330 Kg de ouro. Sete anos após o tratado (441), atacou novamente a parte oriental do Império Romano devastando várias cidades (441-443) e ganhou um novo tributo. Após assassinar seu irmão (445), tornou-se o único rei dos hunos e iniciou uma nova campanha contra o império romano (447-449), devastando grande parte da região balcânica e recebendo um novo tributo pago por Constantinopla. Reivindicou a mão da irmã do imperador Valentiano III, Honória, como sua esposa (450) e exigiu como dote a metade da região ocidental. Para acelerar a decisão invadiu a Gália (451), porém essa decisão intempestiva principiou sua primeira derrota militar. As forças imperiais comandadas por Flávio Aécio, com o auxílio dos visigodos, alanos e de outros povos, detiveram os hunos em Orleans, forçando-o a se retirar após a derrota decisiva na Batalha de Châlonssu-Marme nos Campos Catalúnicos (451). Reorganizando-se, partiu contra o norte da Itália (452), provocando várias devastações e avançando até Roma, que só foi salva devido à intermedição do papa Leão I. Morreu na Hungria quando se preparava para atacar novamente a região oriental do Império.
------------------------------------