Anita Malfatti
Retrato de Anita Malfatti aos 23 anos
Nascimento2 de dezembro de 1889
São Paulo, SP
Morte6 de novembro de 1964 (74 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade Brasil
OcupaçãoPintora, professora
Movimento estéticoModernismo brasileiroExpressionismo
Anita Catarina Malfatti

(1889 - 1964)

proxy?url=http%3A%2F%2Fwww.dec.ufcg.edu.br%2Fbiografias%2Fanicmalf.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*  Pintora e desenhista brasileira nascida em São Paulo, SP, expoente do modernismo no Brasil. Filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti, e da pintora e desenhista americana Elisabete. Poliglota e de uma sólida cultura, sua mãe cuidou pessoalmente da educação e dos primeiros estudos artísticos da filha. Foi enviada para a Alemanha (1912), a fim de cursar a Academia de Belas-Artes de Berlim, após curto estágio em Dresden. Após sua passagem pela Alemanha se dirigiu a Paris e retornou ao Brasil (1914), quando realizou sua primeira exposição individual. Em seguida, viajou para os Estados Unidos, terra natal de sua mãe e matriculou-se na Art Students League, uma associação desvinculada das academias, e, sob a orientação de Homer Boss. Foi esse período que marcou a fase mais brilhante de sua criação, no qual pintou O Homem AmareloMulher de Cabelos VerdesO Japonês, e vários outros quadros. Após os estudos feitos nos Estados Unidos realizou outra exposição (1917), uma mostra de sua nova concepção de arte, voltada para o Expressionismo. Criticas feitas ao seu trabalho por reacionários como Monteiro Lobato (1882-1948) a desestabilizaram e seu trabalho declinou logo após. Sua primeira reação foi o abandono total à arte, mas passado um ano, foi tomar aulas de natureza-morta com o mestre Pedro Alexandrino Borges (1856-1942), ocasião em que conheceu Tarsila do Amaral, início de uma longa e proveitosa amizade. Tarsila foi para a Europa e ela passou a estudar com outro mestre conservador, Jorge Fischer Elpons (1865-1939), também especialista em naturezas-mortas. Instada por amigos, participou da Semana de Arte Moderna (1922) e, no ano seguinte, com uma bolsa de estudos, viajou a Paris, onde se encontrou com Tarsila, Oswald,Brecheret e Di Cavalcanti. De lá voltou, com a confiança recuperada, mas disposta a não se atirar em novas aventuras. Sua arte tornou-se extremamente eclética e seus trabalhos foram expostos na Semana de Arte Moderna (1922) e em outras exposições, onde foi premiada e consagrada. Nos últimos anos de vida mudou-se, com sua irmã Georgina, para uma chácara em Diadema (SP), onde morreu em 6 de novembro (1964), alienada do mundo, cuidando do jardim e vivendo seus próprios devaneios.
Figura copiada do site SEMANA DA ARTE MODERNA: