Ana
Rainha da Grã-Bretanha, França e Irlanda


Retrato por Mikael Dahl, 1705
Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda
Reinado8 de março de 1702
a 1 de maio de 1707

Coroação23 de abril de 1702
Predecessor
Guilherme III & II
Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda
Reinado1 de maio de 1707
a 1 de agosto de 1714

Sucessor
Jorge I


MaridoJorge da Dinamarca
Descendência
Guilherme, Duque de Gloucester
CasaStuart
PaiJaime II & VII
MãeAna Hyde
Nascimento6 de fevereiro de 1665
Palácio de St. James, Londres,Inglaterra

Morte1 de agosto de 1714 (49 anos)
Palácio de Kensington, Londres, Inglaterra

Enterro24 de agosto de 1714
Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra

Assinatura
2Q==images?q=tbn:ANd9GcRaAs_ZDJzVe8M5IzrlD_NG215cZE8YC7VjwUPwjBVsbH2KJkRTxqGhRA
Ana Stuart, a Ana da Inglaterra
(1665 - 1714)
proxy?url=http%3A%2F%2Fwww.dec.ufcg.edu.br%2Fbiografias%2Fanaengli.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
  Rainha da Ing;laterra e da Irlanda (1702 - 1714) nascida em Londres, última monarca da dinastia Stuart, e cujo reinado caracterizou-se pelo crescimento da rivalidade entre whigs e tories, intensificada pela incerteza quanto à sua sucessão. Segunda filha de Jaime II e Ana Hyde, e embora o pai fosse católico, foi criada como protestante, por insistência do tio, o rei Carlos II. Casou-se (1683) com o príncipe Jorge da Dinamarca, porém sua carreira política originou-se de sua estreita ligação com Sarah Jennings Churchill, esposa de John Churchill, depois duque de Marlborough. Sarah a convenceu a aliar-se ao protestante Guilherme III de Orange, quando este derrubou Jaime II (1688) na chamada a revolução gloriosa. Guilherme e sua esposa, Maria Stuart, se tornaram monarcas, e ela ganhou o direito à sucessão por ser irmã de Maria. Sem filhos vivos, seguiu a uma lei recentemente criada (1701) que designava como seus sucessores os descendentes hanoverianos do rei Jaime I da Inglaterra. E assim subiu ao trono (1702), com a morte do cunhado. As limitações intelectuais e crônicas enfermidades a fizeram dependente de ministros tories, que dirigiam os esforços britânicos contra a França e a Espanha na guerra da sucessão espanhola (1701-1714). O crescimento da animosidade entre whigs tories, afastou-a da duquesa de Marlborough, e se ligou então a Abigail Masham, instrumento do líder dos tories, Robert Harley. Sua súbita morte, em Londres, frustrou os planos dos tories para entregar o trono a seu irmão Jaime, católico, chamado Old Pretender, e a coroa passou ao príncipe de Hanover, Jorge Luís, mais tarde rei Jorge I.
 
Figura copiada do site DHM (In English)