Dina%2BLisboa1.jpg
DINA LISBOA
ENEDINA LISBOA
(74 anos)
Atriz
* Angatuba, SP (12/09/1912)
+ Angatuba, SP (04/08/1987)
VIRGEM
 
Foi professora primária, transferiu-se em 1935 para uma das escolas da capital, tendo abandonado o magistério em 1939 para ingressar no funcionalismo público. Em São Paulo estudou canto, dança e declamação, tendo cursado, entre 1949 e 1951, a Escola de Arte Dramática.
 
Entre os grupos de teatro que integrou, destacam-se a Companhia Sérgio Cardoso, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e Teatro de Arena.
 
Atuou também nos filmes Presença de Anita, Suzana e o Presidente,Appassionata, Esquina da IlusãoRebelião em Vila Rica e Amores do Rio, além de produções de Mazzaropi.
 
Na televisão trabalhou nas telenovelas Yoshico, Um Poema de AmorNino, o Italianinho, A Fábrica, Vitoria Bonelli e Meu Rico Português, na extinta TV Tupi, e em Os Ossos do Barão, na Rede Globo.
 
Sua coleção é composta por peças teatrais, periódicos, recortes de jornais, folhetos, discos de música erudita e popular brasileira, correspondência, manuscritos sobre teatro e fotografias das atuações da atriz no teatro e na televisão.
 
Seu arquivo pessoal encontra-se no acervo da Universidade Estadual de Campinas.
 
Dina Lisboa morreu, aos 74 anos, vítima de Câncer, na sua cidade natal,Angatuba, no dia 04 de agosto de 1987.