Dina+Di+3.jpg
DINA DI
VIVIANE LOPES MATIAS
(34 anos)
Cantora
* Campinas (1976)
+ São Paulo, SP (19/03/2010)
 
Dina Dinome artístico de Viviane Lopes Matias, foi uma cantora de rap brasileira, vocalista do grupo Visão de Rua. Considerada a primeira mulher a alcançar sucesso no rap brasileiro, Dina Di iniciou sua carreira em 1989 e lançou diversos singles em sua carreira, com destaque para "A Noiva do Thock".
 
Dina Di e seu grupo Visão de Rua revolucionaram o rap nacional em meados dos anos 90 quando lançaram a música "Confidências de Uma Presidiária", que virouclássico instantâneo nas periferias brasileiras. 
 
Foi indicada a diversos prêmios e festivais brasileiros, com destaque ao Prêmio Hutúz, onde foi escolhida na categoria Melhores Grupos ou Artistas Solo Femininoda década. Lançou vários álbuns em parceria com o grupo Visão de Rua.
 
Dina+Di+2.jpg
 
Morte
 
Deu à luz sua segunda filha, Aline, em 2 de março de 2010 e contraiu uma Infecção Hospitalar. A infecção avançou nas semanas posteriores e Dina Di veio a falecer em 20 de março aos 34 anos.
 
Aline sua filha está bem, aos cuidados da avó paterna, junto ao pai. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Vila Formosa, no sábado, dia 20/03/2010. 
 
A criança nasceu no dia 2 de março, na clínica particular Master Clin, localizada no bairro São Mateus, na região leste de São PauloDina Di sofreu complicaçõesapós o parto, chegando a ficar internada por dez dias. Quando o quadro se estabilizou, a rapper recebeu alta. Contudo, seu estado de saúde voltou a piorar, o que a levou novamente à internação.
 
Dina+Di.jpg
 
Prêmios
 
2008 - Prêmio Hutúz - Álbum do Ano "Com o Poder nas Mãos" (Indicada)
2008 - Prêmio Hutúz - Grupo ou Artista Solo (Indicada)
2009 - Prêmio Hutúz - Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da Década (Venceu)
2009 - Prêmio Hutúz - Melhores Grupos ou Artistas Solo da Década (Indicada)