Biografia da Prof.ª ONEIDE TEIXEIRA SOARES
Excelente Professora
Oneide Teixeira Soares foi uma das professoras mais atuantes e conhecidas em Breves. Todos os adolescentes e jovens brevenses das décadas de 1960, 1970 e 1980 passaram pelas salas de aula dessa querida professora.
A história da prof.ª Oneide Soares representa uma época em que milhares de pessoas vieram para a Amazônia em busca de trabalho e melhores condições de vida.
O pai dela, Sr. José Teixeira de Lima, nasceu na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, e veio para a Amazônia ainda menino, para fugir da seca inclemente do Nordeste e para trabalhar como seringueiro no alto rio Madeira, estado do Amazonas. Em seguida, José Teixeira foi trabalhar com o lendário Coronel José Júlio, no rio Xingu. Por fim, veio para o Marajó, em busca de seringais mais produtivos e seringalistas menos avarentos. Chegando aqui em Breves se estabeleceu no vale dos rios Aramã-Mapuá.
A mãe dela, Sr.ª Lídia Moraes Teixeira, nasceu no município de Moju, nordeste do Pará. Cedo ficaria órfã de pai e mãe, provavelmente vítimas de malária. Ela foi adotada por João Paranhos que era um filho do Barão do Rio Branco, José Maria Paranhos, com uma ex-escrava do estado do Acre. Por causa disso, ela foi registrada com o nome de Lídia Moraes Paranhos. Quando foi adotada, já se encontrava no rio Aramã, município de Breves, onde conheceria seu futuro marido, Sr. José Teixeira de Lima.
Dessa união entre José Teixeira de Lima e Lídia Moraes Paranhos nasceram quatro filhos: Maria, Josefa, Sebastião e Oneide. Infelizmente, só a caçula sobreviveu aos rigores da vida ribeirinha naquela época e às crises maláricas.
Oneide Teixeira Tavares nasceu no rio Mapuá, a 6 de outubro de 1933.
Em 1940, quando tinha apenas sete anos, foi trazida para a cidade de Breves, para escapar do flagelo da malária. Nessa época estava acontecendo a 2ª Guerra Mundial, que colocou Breves e todo Marajó como centro produtor de látex. O Brasil apoiava os países aliados fornecendo borracha dos seringais nativos para guarnecer a frota de veículos e aeronaves. Em retribuição a essa aliança, o governo dos Estados Unidos enviou recursos para realização de importantes projetos e benfeitorias para apoiar a população brasileira. Assim, foi criado o Serviço Especial de Saúde Pública (Fundação SESP), que foi responsável pela construção e funcionamento do Hospital Municipal de Breves. O início das obras foi em 1942, durante a gestão do Prefeito Américo Natalino Carneiro Brasil, e a inauguração aconteceu em 1945, durante o mandato do Prefeito Francisco Moura.
Oneide Teixeira Soares passou por várias casas de famílias até os pais virem se fixar na cidade. Morou em casa do capitão reformado do exército Dário Bastos Furtado e Sr.ª Anésia Freitas Furtado (pais dos ex-vereadores Renato Furtado, Jones Furtado e Márcio Furtado; e também de Itamar Furtado e Dalva Furtado).
Depois ficou na casa do Sr. Chico Leite (promotor de justiça). Ficou também na casa do Sr. Ribamar Sales e Prof.ª Maria de Lourdes (pai de José Maria Sales, Salomão Sales e Walfrido Sales). Sempre manteve com essas famílias estreitos laços, como se a elas pertencesse de fato. Desde cedo, Oneide aprendeu o valor da solidariedade e gratidão, o que ela sempre procurou transmitir a seus filhos, sobrinhos e alunos. Ela teve uma infância difícil, mas nunca desanimou, pois sempre contou com apoio de muitas famílias brevenses, por quem nutriu por toda vida um sentimento de eterna gratidão.
Estudou as primeiras letras, até a quarta série, no lendário Grupo Escolar Dr. Lauro Sodré, quando em 1953 engravidou do filho mais velho, o jornalista Antônio José Soares. Nesse mesmo ano, Oneide Teixeira Tavares casou-se com Antônio Soares Júnior, que era filho de pai português (Antônio Henriques Soares) e mãe luso-descendente (Florentina Pereira). Dessa união nasceram quatro filhos: Antônio José Soares, Astrogildo Raimundo, Rita Janeth e Rosselind.
A gravidez precoce poderia ter sido um empecilho para sua futura trajetória. Mas ela não se descuidou dos estudos. Mesmo com responsabilidades como dona de casa, Oneide se esforçou bastante para prosseguir na sua formação escolar. Fez o curso “madureza” (hoje supletivo) para concluir o primário, e o curso ginasial. Mais tarde completou o curso “modular” para professora Normalista, que foi disponibilizado pela Secretaria do Estado de Educação (SEDUC). Não fez faculdade porque não havia curso superior em Breves e professora Oneide só admitia sair de sua cidade se fosse por poucos dias.
Primeiro morou de aluguel numa casa de madeira, que pertencia ao Sr. Aloysio Lins, onde atualmente funciona a Rádio Breves FM. Depois se mudaria duas vezes e comprou uma casa do Sr. Antero Ferreira, que até hoje pertence a família Soares, na av. Rio Branco.
Oneide Soares tinha orgulho de ser professora. Iniciou sua carreira bem cedo por meio de um convite da prof.ª Maria Vilhena, então diretora do “Lauro Sodré”, e da prof.ª Margarida Azevedo Nemer, para lecionar cobrindo férias e licenças médicas de outras professoras. Por causa de seu ótimo desempenho, em 1962, foi nomeada pelo governador Aurélio do Carmo, a pedido do deputado estadual Rodolfo Chermont Júnior, do Partido Social Democrático (PSD).
Depois do Grupo Escolar Dr. Lauro Sodré, lecionou no Ginásio Miguel Bitar e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emerentina Moreira de Souza.
Prof.ª Oneide Teixeira Soares era amada por seus alunos, não só pela maneira clara e objetiva com que lhes ensinava todas as disciplinas – Matemática, Português, Geografia, História, Ciência etc. – como porque os ajudava a passar de ano. Quando notava que determinado aluno estava fraquejando em determinada matéria, ela o convocava para aulas particulares (de graça) em sua própria casa, que vivia cheia de estudantes. Todos os dias, moças e rapazes iam tomar explicações suplementares e, assim, conseguiam se sair bem nas provas e testes. Ela nunca se recusava a receber ninguém em seu lar.
A Prof.ª Oneide passou muitas dificuldades na sua infância e juventude e sabia bem o quanto significava encontrar um ombro amigo nos momentos difíceis. Tem pessoas que passam por dificuldades na vida e se tornam amargas e pessimistas. Por outro lado ela soube superar os obstáculos que a vida lhe impôs, e labutou bastante para viver dignamente ao lado de seu esposo Antônio Soares Júnior, sempre com postura amigável e altruísta. Por onde passou, prof.ª. Oneide transmitia coisas boas para as pessoas à sua volta, em especial para seus filhos e educandos.
Praticamente todos os adolescentes e jovens da cidade carregam boas lembranças dela. Entre seus alunos saíram inúmeros profissionais conceituados nas mais diferentes áreas: professores, padres, policiais, advogados, jornalistas, políticos etc.
Prof.ª Oneide Teixeira Soares foi uma das fundadoras do Clube de Mães, em 20 julho de 1971, que funcionava naquela época na sede da Juventude Agostiniana Brevense (JAB). A primeira presidente do Clube de Mães foi a Dona Corina Bandeira Ferreira, mãe do Advogado e ex-prefeito Gervásio Bandeira Ferreira e do jornalista Paulo Renato Bandeira. A Prof.ª Oneide Teixeira Soares foi a segunda presidente do Clube de Mães.
Também presidiu o departamento feminino da Sociedade Brevense Esporte Clube Atalaia (SBECA) e do Municipal Atlético Clube (MAC).
A querida prof.ª Oneide faleceu em 20 de março de 1994, deixando uma grande lacuna na vida educacional de Breves e do Marajó.
A Prof.ª Oneide Teixeira Soares e suas colegas Maria Vilhena dos Santos, Marlene, Iracy Nascimento, Margarida Azevedo Nemer, Santinha, Aurea Cunha, Ferdinando Costa e Mariá Leite Branco, entre outras, faziam parte de um grupo de educadores de primeira grandeza e marcaram uma época pela sua dedicação e capacidade de transmitir bons ensinamentos.
A sociedade brevense teve o privilégio de contar com a digníssima Prof.ª Oneide. Ela representa com orgulho a valorosa classe de educadores que fizeram do magistério um sacerdócio, dedicando suas vidas para oferecer com competência e amor melhores oportunidades para milhares de crianças e adolescentes de Breves.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior