Biografia de WILSON CÂMARA FRAZÃO

Prefeito Organizado e Meticuloso

Wilson Câmara Frazão foi Prefeito de Breves entre 1973-1976, e teve como vice o Sr. Luiz da Silva Rocha.

Wilson Câmara Frazão nasceu no rio Furo do Gil, interior de Breves, em 02 de fevereiro de 1930, filho de Flávio Câmara Frazão e Leopoldina Câmara Frazão.

Casou-se com Luiza Leite Frazão, com quem teve seis filhos: Socorro, Sônia, Mara Ruth, Cláudio, Antônio Flávio (falecido), e Wilson Câmara Frazão Filho (Wilsinho).

Wilson Frazão começou sua carreira política nas eleições de 1954 em apoio à chapa do Prefeito Américo Natalino Carneiro Brasil e seu vice Floriano Pinto Gonçalves, vindo dessa época sua grande amizade com esses ilustres personagens da história de Breves. Nessa época, Wilson Frazão ficou como suplente de Vereador – fato que está registrado numa bela placa de mármore fixada na Casa da Cultura, que foi uma homenagem do Prefeito Américo Brasil.

Em 1956, foi nomeado pelo governo estadual na função de casamenteiro. Depois foi nomeado em 1957 como Guarda Fiscal da Coletoria Estadual. Nessa época, trabalhava numa sala emprestada pela Prefeitura Municipal.

Foi eleito Prefeito de Breves pelo Partido Social Progressista (PSP), em sucessão ao Dr. João Messias dos Santos.

Logo que tomou posse, Wilson Frazão nomeou Alacides Nunes como Procurador Municipal em Brasília. Também nomeou o radialista Carlos Antônio Gonçalves Estácio como Procurador Municipal em Belém, cargo que exerceria com competência e que seria determinando para sua indicação como sucessor à Prefeitura de Breves.

A década de 1970 foi um período de grandes transformações sociais e políticas. Nesse período, Breves presenciou sua segunda explosão demográfica. De acordo com dados do IBGE, a população de Breves no começo da década de 70 era de 38.201 habitantes, e em 1980 saltou para 55.739 habitantes (um crescimento de mais de 45% em dez anos). Fato semelhante só havia acontecido durante o período do auge do ciclo econômico da borracha no começo do Século XX, durante a gestão do Intendente Coronel Lourenço de Mattos Borges.

Wilson Frazão era um homem inteligente e bastante articulado. Durante seu mandato, realizou importantes obras com objetivo de atender a demanda dessa população crescente.

Foi durante a gestão de Wilson Frazão que a Prof.ª Nazaré Oliveira veio para Breves. Vale lembrar que assim que essa valorosa mulher chegou já deu início às contribuições na valorização da cultura local.

Logo que tomou posse, providenciou a construção da 1ª Biblioteca Pública Municipal, que batizou em homenagem a um importante Intendente de Breves, Coronel Estórgio Miranda. Esse prédio antigo inaugurado em 3 de maio de 1973 ainda existe, sendo utilizado atualmente como sede da Farmácia Popular.

Foi um dos fundadores da Loja Maçônica Lavor Brevense nº 32, ocupando mais tarde o Venerável Mestre.

Inaugurou a sede da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), que foi construída num terreno da antiga BISA.

No dia 31 de janeiro de 1977, aconteceu um grande evento para transferência de cargo para seu sucessor, Carlos Estácio. Diversas autoridades estiveram presentes nesse evento. O Sr. Américo Brasil (ex-prefeito de Breves e Deputado) veio representando o governo estadual. Além disso, estavam também nos bastidores daquela comemoração o jovem advogado Gervásio Bandeira Ferreira, que 6 anos mais tarde assumiria o posto de mandatário municipal.

Nesse evento, Wilson Frazão fez questão de fazer na presença de todos os convidados uma detalhada prestação de contas, apresentando documentos, notas fiscais e dezenas de fotos do seu período como Prefeito. Naquela época não existia a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas mesmo assim Wilson Frazão por vontade própria se dispôs a fazer tal prestação à sociedade brevense. Isso foi um feito inédito e bastante comentado, pois até hoje são raríssimos os Prefeitos que tem coragem de fazer algo dessa natureza. Essa prestação de contas pode ser encontrada no Arquivo Público Municipal de Breves, pois foi publicada numa página inteira do Jornal “A Província do Pará”, que era um periódico semanal que circulava nas principais cidades do estado.

Wilson Câmara Frazão fez questão de destacar que sua gestão foi baseada em 5 princípios: zelo com os dinheiros públicos; decoro governamental; austeridade administrativa, sem prejuízo ao bom relacionamento com todas as classes sociais; equilíbrio orçamentário; respeito absoluto, constante e permanente à ordem Constitucional.

Após deixar a Prefeitura, Wilson Frazão retornou para a SEFA, como chefe de arrecadação. Ocupou também o cargo de Delegado Fiscal. Perto de se aposentar foi transferido para Portel, na função de Coletor e no último ano de trabalho retornou para Breves como Guarda Fiscal, função que havia iniciado sua carreira.

Wilson Frazão ocupou o cargo de Secretário Municipal do Interior (SEMINTER), na segunda gestão do Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira, entre 1997 e 2000.

Sempre foi muito detalhista e organizado. Hoje, seu filho, Wilsinho Frazão, detém o grande e valioso acervo fotográfico, em vídeo e documental deixado por seu pai, que serve de maneira constante para pesquisas escolares e trabalhos acadêmicos.

Vale mencionar que a família de Wilson Frazão é reconhecida como um grande celeiro de belas mulheres. Sua filha, Sônia Frazão, conquistou em 1978 o título de Miss Atalaia. A Mara Ruth Frazão mesmo não tendo participado de concursos sempre foi considerada uma das mais belas mulheres de sua época. Entre as belas e charmosas netas de Wilson Frazão se destacam Lorena, Heloana, Ana Paula e Luiza Frazão Moura – esta última casada com o Pastor Edmundo Moura que é titular da sede regional da Igreja do Evangelho Quadrangular em Breves.

Esse destacado político brevense faleceu em 1º de fevereiro de 2009, causando grande comoção social.

Em sua homenagem a Prefeitura Municipal batizou, no ano de 2010, a avenida de sua residência como “Wilson Frazão”.

Wilson Frazão partiu deixando saudades em familiares, amigos e companheiros de trabalho que recordam dele de muitas maneiras especiais. Um homem sério, pai de uma única família, profissional qualificado, político de postura firme, apreciador da cultura e do aprendizado, um ser humano cheio de vontades para agir e fazer a diferença em benefício do povo de Breves ... essas são algumas das boas referências da rica biografia que Wilson Frazão nos deixou!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/06/2014
Reeditado em 14/08/2019
Código do texto: T4843555
Classificação de conteúdo: seguro