Biografia do Engenheiro Agrônomo MARINALDO GEMAQUE MACHADO

1º Engenheiro Agrônomo de Breves

Marinaldo Gemaque Machado é um dos profissionais mais conhecidos em Breves e circunvizinhança. Ele é o primeiro Engenheiro Agrônomo da cidade, um dos pioneiros e mais atuantes profissionais no desenvolvimento da produção agrícola e pesqueira do Marajó.

Marinaldo Gemaque Machado nasceu em Breves, em 15 de abril de 1955, filho de Abel de Souza Machado e de Doralice Gemaque Machado. Seus avós paternos eram da cidade de Barcelus em Portugal. Seus avós maternos eram de origem portuguesa e maltesa.

Essa união entre Abel e Doralice fez surgir em Breves uma das famílias mais tradicionais, com muitos membros unidos pelos sobrenomes Machado e Gemaque.

Marinaldo Gemaque Machado é descendente de pais de origem portuguesa e maltesa – sua família do ramo ascendente “Gemaque” veio para o Brasil em 1718. Seus ancestrais realizaram uma longa e árdua jornada antes de estabelecerem definitivamente em nosso país. Saíram da Ilha de Malta, passando por Roma e Portugal, até enfim desembarcarem na cidade de Chaves, no norte do arquipélago do Marajó, de onde migraram para vários municípios do Pará e de outros estados do Brasil.

Seu pai, Abel Machado, era comerciante, político (foi vereador na cidade de Breves na década de 1950), e funcionário público. Abel era um homem atuante na sociedade brevense. Tinha muitos amigos e sempre se colocava a frente de iniciativas importantes para mudar a realidade social e política de Breves.

Como homem de visão, Abel sempre valorizou os estudos. Marinaldo e seus irmãos estudaram no Externato Evangélico Amazônia, que era uma escola particular mantida por um grupo de missionários americanos da Igreja Cristã Evangélica (ICE). Depois estudou no Ginásio Miguel Bitar até concluir o ensino fundamental. Mudou-se para Belém para cursar o científico no Colégio Estadual Visconde Souza Franco.

Em 1978, Marinaldo passou no vestibular para Agronomia na FCAP (hoje UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia), onde se formou como Engenheiro Agrônomo, em 1983.

Marinaldo Gemaque foi a primeira pessoa de Breves a participar do Projeto Rondon – “Integrar para não Entregar”, como coordenador e supervisor de equipe – através do qual conheceu todos os 16 municípios do Marajó. Também teve o privilégio de conhecer a cidade de Eldorado no estado de São Paulo, além de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, como Barra do Pirai, Volta Redonda, Piraí, Valença, Vassoura, Miguel Pereira, Alcântara, Silva Jardim, Três Rios, Barra Mansa.

Voltando pra Breves se tornou o primeiro Secretário Municipal de Agricultura, durante a gestão do então Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira. Como secretário montou um sistema de trabalho na secretária de agricultura chamado “Grupo de Vizinhança”, levando informações técnicas para centenas de pequenos produtores rurais nos quatros distritos. Participou da fundação da Colônia Tancredo Neves, que até hoje é considerada a maior iniciativa de assentamento comunitário agrícola da região.

Na sua terra natal, Marinaldo Gemaque Machado se casou com Alzineia Ribeiro da Silva, com quem teve dois filhos: Marinaldo Gemaque Machado Junior e Marcela da Silva Gemaque.

Foi professor de Técnicas Agrícolas no Ginásio Miguel Bitar, cerca de 20 anos depois de se formar nessa mesma escola.

Ajudou a criar a Caixa Agrícola de Breves num período de muita produção de arroz de várzea. Em 1994, na gestão do prefeito Carlos Antônio Gonçalves Estácio, a Caixa Agrícola se transformou em Feira do Produtor Rural.

Marinaldo Gemaque foi presidente do Esporte Clube Santana por 10 anos, conquistando vários campeonatos. Vale lembrar que o Esporte Clube Santana é uma das mais renomadas instituições esportivas da sociedade brevense. Nessa época, todas as famílias prestigiavam os eventos e celebrações promovidas pela Diretoria do Santana em sua sede social.

Os bons resultados de seus trabalhos lhe renderam um convite para trabalhar na EMATER, indo atuar nos município de Viseu, Portel e Breves. Posteriormente assumiu entre 1989 - 1997 o cargo de Supervisor Regional de Breves. Nesse período, postulou e ajudou a criar o curso de Agropecuária em Breves onde foi professor de varias matérias ajudando a formar vários profissionais da área agrícola, que funcionava na época na Escola Odízia Correa Farias.

Na segunda administração de Gervásio Bandeira tornou-se novamente Secretário Municipal de Agricultura de Breves no período de 1997 a 2000. Atuou ativamente para fortalecimento do associativismo e cooperativismo por meio do Programa de Apoio e Incentivo ao Associativismo Brevense (PRAIA). Desse Programa foram criadas várias associações de produtores rurais como: APROCOTANE, ASBA, APAT, APRODAL, ASPEZI e ASPROJU. Também é desse período a criação da primeira Cooperativa de Moveleiros de Breves (COOMABRE), e a Cooperativa Mista Agrícola do Marajó (COOMAGRIM).

Trouxe o crédito rural FNO e o PRODEX para Breves, Curralinho e Portel, financiando inúmeras pessoas para o desenvolvimento do Agroextrativismo local – milho, banana, açaí, seringueira, mandioca etc.

Em 2001, voltou pra EMATER onde ficou lotado no Escritório local de Curralinho por 10 anos.

Ao retornar para Breves, assumiu o cargo de Supervisor Regional do Marajó, de junho de 2010 a agosto de 2013.

Atualmente faz parte da equipe do Escritório Local da EMATER.

Desde seu tempo na faculdade, Marinaldo gosta de ler bons livros e colocar no papel sua inspiração De lá pra cá já escreveu diversas poesias e crônicas. Tendo inclusive contribuído ativamente para o Jornal “O Povo Marajoara” do jornalista Raimundo Palheta, entre 1993 e 1994. Além disso, Marinaldo Gemaque organizou um estudo sobre a árvore genealógica de sua família e uma coletânea de crônicas e relatos de personagens e fatos curiosos da história brevense. É certo que a cultura local ganharia bastante se ele publicasse tais trabalhos, disponibilizando assim preciosas informações que ele acumulou ao longo de anos de pesquisa.

Marinaldo Gemaque Machado é um dos inúmeros representantes dessa numerosa e bem-sucedida família brevense – os Machado-Gemaque. Ele tem em sua essência alguns dos bons traços de seu pai e sua mãe (Abel e Doralice), que se mostram em significativa parcela de suas ações e projetos catalizadores de mudanças da realidade local.

Marinaldo Gemaque Machado é certamente um dos profissionais que melhor conhece as transformações socioeconômicas que a cidade de Breves e seu entorno passou desde a década de 1980.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/06/2014
Reeditado em 19/09/2021
Código do texto: T4841211
Classificação de conteúdo: seguro